Dados do Trabalho


Título

O papel do psicólogo no processo de doação de órgãos e tecidos no estado de Goiás.

Introdução

O psicólogo no processo de doação de órgãos e tecidos tem como papel se atentar e trabalhar o subjetivo presente na sua totalidade. Os familiares do possível doador começam a lidar com o diagnóstico de morte do seu familiar apresentando intensa fragilidade emocional com sentimentos de desorganização, desesperança, tristeza, confusão e pânico. Diante desta fragilidade percebe-se a importância e necessidade do trabalho desenvolvido pelo psicólogo neste contexto. Acolhe emocionalmente esses familiares na dor da sua perda, auxiliando no início deste processo de luto e frente à percepção da possibilidade desta família em ter uma escuta sobre o processo de doação, inicia a entrevista sobre o direito de doar, com o objetivo de amenizar a dor e proporcionar o apoio emocional necessário para tomarem a melhor decisão. O objetivo geral é descrever o trabalho desempenhado pela equipe de psicologia da Central de Transplantes do Estado de Goiás (CET-GO).

Material e Método

Estudo descritivo e qualitativo do trabalho desempenhado pela equipe de psicologia da CET-GO no processo de doação de órgãos e tecidos.

Resultados

Acolhimento emocional dos familiares; levantamento de fatores facilitadores que possam contribuir para que a família tome uma decisão sobre a doação de órgãos; maior sensibilização da população quanto a doação; e melhor fiscalização do processo na sua totalidade.

Discussão e Conclusões

O papel do psicólogo no processo de doação de órgãos e tecidos é muito importante para humanizar todo o processo juntamente com outros profissionais de saúde; proporcionar um acolhimento emocional aos familiares do possível doador, deixá-los mais conscientes do protocolo de morte encefálica e consequentemente apresentarem maior probabilidade de se posicionarem favoráveis a doação.

Palavras Chave

Psicologia, acolhimento familiar, doação de órgãos e tecidos.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Central de Transplantes do Estado de Goiás - Goiás - Brasil

Autores

Eliana Nadim Saba, Patrícia Oliveira Vasconcelos, Flavia Martins Ribeiro Roriz, Karina Godinho Mendes, Stefânia Carla Pereira Gomes, Josenilda Castro Carmo, Fernanda Cristina Telles