Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE TRANSPLANTE DE PULMÃO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2018 NO BRASIL

Introdução

Para melhor sobrevida de pacientes com pneumopatias terminais, o transplante de pulmão é uma saída conhecida. No Brasil, apesar dos avanços, são poucos os centros que oferecem a opção devido sua alta complexidade e dificuldade de doadores em condições necessárias. Estudos epidemiológicos revelam a sua eficácia, relevância atual e necessidade de investimentos.

Material e Método

Este estudo consistiu na análise descritiva de dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da ABTO. Analisou-se dados referentes ao número anual e por Estado e pacientes ativos em lista de espera, relacionados ao transplante de pulmão no Brasil entre 2012 e 2018.

Resultados

No Brasil, de 2012 a 2018 houve 615 transplantes de pulmão nos estados do RS, SP, MG, CE, BA e no DF. Juntos, RS e SP somaram 567 transplantes, sendo mais de 90% dos procedimentos realizados. Observa-se nesse período, de forma geral, um aumento anual do número de transplantes de pulmão, excetuando o ano de 2014 com 67 procedimentos, enquanto no ano anterior foram 80. No entanto, em 2015, o número torna a subir, com 74 pacientes transplantados. Em 2018, 121 transplantes de pulmão ocorreram. 602 cirurgias com órgãos de doadores falecidos e apenas 13 com órgãos de doador vivo. Nesse período, o número mínimo de pacientes ativos em lista de espera para o órgão foi de 165 em 2012, tendo um aumento mais significativo em 2015, com 210 inscritos. No final de 2018, haviam 185 pacientes na lista.

Discussão e Conclusões

Em 2017, haviam cerca de 7 equipes para o transplante de pulmão no Brasil, enquanto para o rim, haviam 131, apontando que em comparação a transplante de outros órgãos sólidos como fígado, rim e coração, o de pulmão é pouco realizado pela falta de equipe capacitada nos estados brasileiros, além da quantidade de enxertos ideais.

Palavras Chave

Transplante de pulmão

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Matheus Sousa Alves, Clara Godinho Marinho, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Ana Carolina Serrão Maia, Helena Cristina de Oliveira, Isis Chaves Souza Alves, Vanessa Giovana da Costa Bastos, Nathalia Gabay Pereira, Silvia Regina da Cruz Migone