Dados do Trabalho


Título

Aderência Imunossupressora no Pós Transplante Renal: um estudo de intervenção

Introdução

A não aderência (NA) aos imunossupressores no pós transplante renal (TxR) representa um potencial para o comprometimento da função e perda do enxerto. A realização de intervenções que promovam sua melhora é essencial aos serviços ambulatoriais de transplante. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção educativa realizada por enfermeiros para melhorar as taxas de NA durante o primeiro mês de TxR.

Material e Método

Trata- se de um estudo piloto, de metodologia quase experimental do tipo antes e depois realizado no período de Dezembro/18 a Janeiro/19. O cenário foi ambulatório de TxR de uma cidade mineira, tendo como população pacientes transplantados renais com mínimo de 30 dias de pós-operatório. A coleta de dados ocorreu durante a primeira e segunda consulta de enfermagem ambulatorial. A intervenção educativa baseou se no contato telefônico com paciente posteriormente a primeira consulta, para confirmação das orientações fornecidas no primeiro contato. A seguir foi realizado segunda consulta.

Resultados

O estudo teve participação de 4 pacientes, destes 2 sofreram a intervenção educativa. A taxa de NA dos pacientes que não sofreram intervenção se manteve em 15% tanto na primeira quanto na segunda consulta. Já a taxa de NA dos pacientes que sofreram intervenção se manteve na primeira consulta em 28,5%, diminuindo para 7,5% na segunda consulta.

Discussão e Conclusões

O contato telefônico possibilitou um acompanhamento mais próximo ao paciente, demonstrando uma melhora nas taxas de NA. Realizar acompanhamento dos pacientes no pós TxR principalmente durante a fase de adaptação do primeiro mês é essencial para promoção da aderência aos imunossupressores, possibilitando uma relação de comprometimento do paciente ao seu tratamento.

Palavras Chave

Transplante Renal. Adesão à medicação. Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Hospital Santa Casa de Misericórdia - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Caroline Silva Campos, Kelli Borges dos Santos, Kamille Vidon Bastos, Gustavo Fernandes Ferreira