Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIENCIA: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA NA MANUTENÇÃO DE UM POTENCIAL DOADOR DO MUNICÍPIO DA GRANDE SÃO PAULO

Introdução


Introdução: É imprescindível que o enfermeiro intensivista conheça as alterações fisiológicas decorrentes da morte encefálica (ME). O profissional enfermeiro tem um papel de extrema relevância nesse contexto, pois o mesmo está efetivamente envolvido em todo o processo. A atuação do enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) frente à assistência prestada ao paciente em morte encefálica é de grande relevância para a manutenção adequada e a viabilização dos órgãos até a sua captação. O estudo tem o objetivo descrever o conhecimento que o enfermeiro que atuam em uma unidade critica apresenta acerca de um paciente potencial doador efetivo.

Material e Método

Material e Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em unidade critica localizada no município da grande São Paulo.

Resultados

Verificamos que o enfermeiro conhece a importância da manutenção da temperatura corporal para o potencial doador de órgãos e, também, a necessidade de se prevenir complicações que podem contribuir para inviabilizá-la a doação. Constatou-se ainda, que as condutas de enfermagem são baseadas em medidas de reaquecimento e que evitem a perda de calor para o ambiente.

Discussão e Conclusões

A melhor conduta para manutenção da temperatura é a prevenção da hipotermia desde o início do manejo do potencial. O presente estudo destacou que é de grande importância ter o conhecimento da manutenção do potencial doador, como objetivo essencial proporcionar assistência de qualidade.

Palavras Chave


Palavras-chave: Morte encefálica, Assistência, Enfermeiro e Transplante.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS LUZIA DE PINHO MELO - São Paulo - Brasil

Autores

SHEILA PEREIRA MENDES, CRISTIANE FAUSTINO DOMINGOS, ROSELI GOMES CAVALINE, PATRICIA DO PRADO COSTA BRAGA