Dados do Trabalho


Título

ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS NO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS SÓLIDOS PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Introdução

O objetivo do estudo foi analisar as evidências disponíveis na literatura sobre as estratégias utilizadas para o ensino de candidatos e receptores pediátricos de transplante de órgãos sólidos.

Material e Método

Trata-se de revisão integrativa da literatura, com seleção dos estudos nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS e Embase. A questão norteadora foi: Quais são as evidências disponíveis na literatura sobre as estratégias utilizadas para o ensino de candidatos e receptores pediátricos de transplante de órgãos sólidos?. Foram incluídos estudos primários, nos idiomas português, inglês e espanhol entre os anos de 2013 a 2018. Para a seleção dos estudos foi utilizado o gerenciador de referências EndNote versão 15 e o aplicativo online Rayyan.

Resultados

Amostra composta por sete estudos em inglês, com predominância de profissionais médicos na autoria, realizado em hospital escola e publicados na área médica. As principais estratégias para o ensino identificadas foram o uso de plataformas online e eletrônicas; gadgets capazes de auxiliar na adesão ao tratamento pós-transplante; acampamentos familiares; materiais impressos e vídeos. Tais evidências demonstraram que o ensino em pediatria é ferramenta eficaz para influenciar a maneira como a doença e seu tratamento são enfrentados pelas crianças.

Discussão e Conclusões

As estratégias utilizadas para o ensino de candidatos e receptores pediátricos de órgãos sólidos encontradas foram exitosas para melhorar o conhecimento e a qualidade de vida. Nota-se a necessidade de novas investigações, tendo em vista a importância do ensino para a continuidade do cuidado e melhor qualidade de vida, visto a escassez de evidências disponíveis na literatura nacional e internacional quanto ao ensino de pacientes pediátricos.

Palavras Chave

Transplante, Pediatria, Estratégias de Ensino, Revisão Integrativa

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Paloma Peroni Contiero, Cristina Maria Galvão, Karina Dal Sasso Mendes, Carolina Francielli Soares Benedetti, João Paulo Victorino