Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO E TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Introdução

O Transplante pode ser definido, sendo a retirada parcial ou total de algum segmento corpóreo ou órgão e posterior implante no mesmo ou em outro indivíduo. Com base nisso, surtiu a necessidade de verificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o processo de doação e transplante de órgãos.

Material e Método

Trata-se uma análise retrospectiva de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado em 2013, que possuía como objetivo avaliar o conhecimento e a intencionalidade dos acadêmicos de Enfermagem de uma Universidade Pública sobre o processo de doação de órgãos e tecidos.

Resultados

A partir dos dados obtidos, verificou-se que um quantitativo expressivo (48,2%) de alunos que conceituaram erroneamente o processo de doação e transplante, a maioria (61,4%) acredita que a doação ocorre de forma presumida e consentida e 55,3% citaram a morte encefálica como situação em que é possível a realização do processo de transplante e 36,5% afirmaram não ter conhecimento sobre quais situações são plausíveis de doação.

Discussão e Conclusões

O processo de doação de órgãos visa favorecer a reabilitação e aumentar a expectativa de vida entre indivíduos portadores de doenças crônicas e incapacitantes, sendo considerada uma terapêutica eficiente. Todo esse processo envolve amplo conhecimento sobre o assunto, porém, ainda é abordado de forma frágil e superficial na academia, podendo se traduzir como uma fragilidade na atenção. Com base nisso, há necessidade de maior discussão sobre a temática, a fim contribuir para melhoria do processo de manutenção e doação de órgão, sensibilizar e capacitar esses profissionais quanto ao diagnóstico de ME, podendo aumentar o número de doadores.

Palavras Chave

Enfermagem; Doação de Órgãos e Tecidos; Morte Encefálica

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HPS Dr°João Lúcio Pereira Machado - Amazonas - Brasil

Autores

Helen Cristine Albuquerque Bezerra, Paulo Philip de Abreu Gonzaga, Maria de Fátima de Oliveira Santana, Euder dos Santos Brito, Iracema da Silva Nogueira, Dulcemar Ventura Galvão, Elinny Wanessa Cruz Souza, Paulo Henrique Lira Matos, Reginaldo da Paixão Neto, Beronice Sousa Silva, Hernou Oliveira Bezerra, Stéfany de Albuquerque Braga, Camila Soares Teixeira, Leny Nascimento Motta Passos