Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO NÚMERO DE TRANSPLANTES DE CORAÇÃO ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2017

Introdução

Apesar dos avanços na área de transplantes, ainda há entraves na doação de órgãos que impactam no número de transplantes realizados e na qualidade de vida dos receptores. O presente trabalho busca analisar a influência das taxas de doações de órgãos efetivas na quantidade de transplantes de coração realizados nacionalmente no período de 2012 a 2017, afim de estabelecer parâmetros que comprovem o crescimento e/ou o decréscimo do número de procedimentos realizados.

Material e Método

Utiliza as contribuições da metodologia de pesquisa do tipo retrospectiva descritiva analítica, a qual identificou 152 transplantes cardíacos realizados no período de 2012 a 2017. Optou-se pelo uso dos dados anuais do Registro Brasileiro de Transplantes com auxílio do teste T Student não pareado que evidencia a distribuição da amostra em relação à média. Os testes estatísticos foram realizados em R (versão 3.5.3).

Resultados

Após uma análise estatística, foi observada uma mudança no padrão de doação de órgãos, indicando variações diferentes na taxa de transplantes cardíacos anuais. Houve aumento de 9,6% da taxa de transplante cardíaco de 2012 a 2017 (p-value=0,9082). Enquanto que os transplantes de órgãos aumentaram 11,06% no período vigente.

Discussão e Conclusões

Apesar do aumento nas taxas de doações de órgãos ao longo dos anos, o desconhecimento acerca da morte encefálica continua sendo o principal fator para a recusa familiar no processo de doação. Aliado a isso, protocolos de morte encefálica não concluídos e as contraindicações clínicas dos pacientes em lista de espera limitam um desempenho maior no número de transplantes cardíacos.

Palavras Chave

doação de órgãos; transplante cardíaco; morte encefálica

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Centro Universitário do Pará - Pará - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Vanessa Giovana da Costa Bastos, Helena Cristina de Oliveira, Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Ana Carolina Serrão Maia, Clara Godinho Marinho, Isis Chaves Souza Alves, Matheus Souza Alves, Nathalia Gabay Pereira, Silvia Regina Cruz Migone