Dados do Trabalho


Título

Campanha de Doação de Órgãos: um Relato de Experiência

Introdução

A doação de órgãos demonstra potencial de salvar inúmeras vidas, porém devido ao momento de luto e à falta de esclarecimento sobre o tema, 40% dos familiares de falecidos por morte encefálica ainda negam a doação, impactando negativamente o número de doadores e ampliando as filas de espera. É essencial portanto a conscientização da população quanto à importância da doação de órgãos.

Material e Método

A Campanha ocorreu em 19 de maio de 2018, na praça de alimentação do Shopping Parque D. Pedro, em Campinas, organizada pela IFMSA Brazil Comitê PUC-Campinas em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e o Shopping. A abordagem foi individual e dinâmica através da entrega de fichas simulando o número de expectantes em filas de transplante no Brasil. Desse modo, buscou-se induzir a curiosidade sobre o assunto, esclarecer dúvidas e informar quanto à possibilidade de declarar-se doador de órgãos, estimulando o diálogo com familiares a respeito do tema. Como feedback, o público informou acerca de conversa prévia sobre ser doador e do desejo de sê-lo após o evento. Foi oferecida capacitação aos acadêmicos de medicina voluntários por meio de depoimentos e palestras com equipe multiprofissional.

Resultados

Abordou-se 422 pessoas, sendo que 35,3% destas nunca haviam discutido sobre doação de órgãos e, após o evento, 94,5% demonstraram desejo em ser doador. Dentre 25 voluntários, nenhum havia participado de atividade sobre o tema e 24 consideraram-se aptos a orientar terceiros após a capacitação.

Discussão e Conclusões

A Campanha atuou sobre grande público e fomentou a conscientização de acadêmicos, da população e o incentivo ao diálogo a fim de evitar que limitantes preveníveis como a falta de informação ou compreensão do tema impeçam o avanço das doações de órgãos, de significativa demanda.

Palavras Chave

Doador; Sensibilização; Diálogo; Família

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Samantha Sartore Duque Estrada Medeiros, Fernanda de Brito Fortuna, Beatriz Carvalho Borges, Pâmella Hellen Sousa Martins, Rafaella Gusman Lorencetti, Gabriela Acurcio Barbosa, Bárbara Zantut Wittmann, Beatriz de Oliveira Onório, Beatriz Ventura Evangelista, Maria Isabel Barêa Fávero Reis, Ana Luisa Costa Bezerra