Dados do Trabalho


Título

DESCARTE DE TECIDOS POR SOROLOGIAS REAGENTES DE MARCADORES DA HEPATITE B EM UM BANCO DE OLHOS DO MARANHÃO

Introdução

Para que ocorra o transplante de córnea, deve-se proceder à triagem laboratorial dos doadores de tecidos, excluindo-os em caso de determinadas sorologias positivas, entre elas HBsAg e anti-HBc total ou IgG, ambos marcadores da Hepatite B (HBV). O presente trabalho tem como finalidade verificar como se dá o descarte de tecidos por sorologias no Banco de Olhos do Maranhão e o impacto do descarte por sorologias anti-HBc e anti-HBs reagentes, quando HBsAg for não reagente.

Material e Método

Estudo exploratório, com dados retrospectivos, de abordagem quantitativa, realizado no Banco de Olhos do Maranhão, do período de março de 2016 a março de 2019.

Resultados

Nesse período, teve-se 321 doações, com 242 descartes. Destes, 33,5% estavam relacionados com sorologias reagentes. Os marcadores sorológicos do HBV constaram 86,4% dos descartes por sorologia, sendo que 56,8% eram de resultado do anti-HBc total positivo, sem solicitação do anti-HBs. Além disso, 17,3% foram descartadas tendo resultados de sorologias positivas tanto do anti-HBc total quanto do anti-HBs, com HBsAg não reagente.

Discussão e Conclusões

A RDC nº 55, de dezembro de 2015, estabelece que fica a critério do Banco de Tecidos a realização do teste anti-HBs para comprovação da imunidade ao HBV quando o anti-HBc for reagente e HbsAg for não reagente. Segundo Andriguete, 2016, os anticorpos contra o HBsAg (anti-HBs) são capazes de neutralizar a infectividade do HBV. De acordo com o infectologista Guenael Freire (laboratório Hermes Pardini), o anti-HBc e o anti-HBs reagentes, concomitantemente, conferem imunidade por infecção natural. Observa-se que no período do estudo, ocorreu um número importante de descartes devido anti-HBc total positivo, sem análise do anti-HBs, ocasionando um desperdício desnecessário de tecidos.

Palavras Chave

Hepatite B
Córnea
Sorologia

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFMA - Maranhão - Brasil

Autores

ADRIANA HELENY BORRALHO ARAUJO, LIZA COSTA SANTOS