Dados do Trabalho


Título

Programa de Educação Permanente: Experiencia a Central de Transplantes da Bahia

Introdução

O aumento do número de transplantes na Bahia é o resultado das ações desenvolvidas pela equipe da CET, que, de forma sistemática e permanente, realiza ações educativas voltadas para profissionais da saúde e ações comunitárias, além de divulgação através de redes sociais e mídia falada e escrita.

Material e Método

O desenvolvimento das ações que são executadas pela CET - Ba, através da equipe de educação permanente e com o apoio das OPOs do Estado, acontece através das etapas de 1. levantamento das necessidades, 2. Construção de Cronograma de eventos, 3. Planejamento das atividades, 4. Contato com as unidades e confirmação 5. Convite do publico alvo 6. execução da ação 7. Avaliação da ação executada.
As ação são desenvolvidas atras de metodologias ativas ou tradicional observando a especificidade do publico e o objetivo a ser atingido.
O financiamento é através da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia

Resultados

No período do estudo foram realizados 16 cursos me Capacitação para Diagnostico de Morte Encefálica, 21 Curso para credenciamento de CIHDOTT, 4 Encontro de Central de Transplantes, OPO e CIHDOTT da Bahia, 1 curso de Faturamento SUS em Transplante, 1 Encontro de Secretarias Estaduais de Saúde da Bahia para discutir a rede de Transplante, 3 Encontro de Clinicas de dialise e centros de Transplante renal, 2 Oficinas de Trabalho para profissionais da CET e OPO da capital, dentre outros.
Foi disponibilizado ainda o guia das etapas de Doação na Bahia e outros materiais didáticos.

Discussão e Conclusões

Com a reorganização do programa de Educação Permanente e a ampliação da oferta de eventos foi possível observar um crescimento no número de doadores e de transplantes no Estado, bem como uma maior fluidez e segurança nas etapas do processo.

Palavras Chave

Educação Permanente, Doação de órgãos, Central de Transplantes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES DA BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

AMERICA CAROLINA BRANDÃO DE MELO SODRE, FABRIZIO da Silva Goes, RITA DE CÁSSIA MARTINS PINTO, RODRIGO Neri de Jesus