Dados do Trabalho


Título

Composição corporal e sua relação com desfechos do transplante renal

Introdução

O transplante renal (TxR) é a melhor alternativa terapêutica para os pacientes em estágio final da doença renal crônica. Para que o TxR seja realizado, são definidas avaliações com o intuito de minimizar desfechos desfavoráveis. A avaliação do estado nutricional deveria ser melhor explorada, visto que os extremos de diagnóstico nutricional podem interferir nos desfechos do TxR.

Material e Método

Trata-se de estudo prospectivo observacional, que incluiu pacientes com idade ≥ 18 anos. Na admissão para o TxR, foram coletados dados demográficos, clínicos e realizada a avaliação da composição corporal por aparelho de bioimpedância. Três meses após, avaliou-se desfechos infecciosos e não infecciosos. A análise estatística foi realizada através de modelos de regressão logística.

Resultados

Foram incluídos 77 pacientes. Predominaram pacientes com porcentagem de gordura corporal alta (68,8%), área de gordura visceral elevada (52,0%) e circunferência de cintura (CC) elevada (54,5%). A quantidade de massa magra mostrou-se baixa em 18,2% dos pacientes. A chance de ocorrerem complicações cirúrgicas foi maior em pacientes com quantidade de massa magra baixa (OR = 3,333; IC 95%: 1,013-10,971; p = 0,048). A CC elevada associou-se à maior ocorrência de infecção do trato urinário (OR = 2,778; IC95%: 1,030–7,547; p = 0,044) e à menor taxa de filtração glomerular ao final do seguimento (OR = 3,939; IC 95%: 1,443–10,757; p = 0,007). Pacientes com área de gordura visceral elevada tiveram maior chance de infecção/doença por citomegalovírus (OR = 4,465; IC 95%: 1,183–16,856; p = 0,027).

Discussão e Conclusões

Os dados inéditos mostraram que a composição corporal comportou-se como importante preditora de desfechos pós-TxR, merecendo maior atenção das equipes transplantadoras.

Palavras Chave

Composição corporal
Transplante renal
Infecções
Função renal

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Faculdade de Medicina de Botucatu- FMB/UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

Milena dos Santos Mantovani, Nyara Coelho de Carvalho, Thomaz Eduardo Archangelo, Luis Gustavo Modelli de Andrade, Silvia Justina Papini, Sebastião Pires Ferreira Filho, Ricardo de Souza Cavalcante, Ricardo Augusto Monteiro de Barros Almeida