Dados do Trabalho


Título

Adaptação para cultura brasileira do folheto informativo “Organ Transplants: What Every Kid Needs to Know”

Introdução

Trata-se de pesquisa metodológica, objetivando adaptação para cultura brasileira do folheto informativo “Organ Transplants: What Every Kid Needs to Know”, desenvolvido pela United Network of Organ Sharing.

Material e Método

Concedida permissão, o processo de validação foi composto por: (1) duas traduções para o português, (2) comparação e síntese das versões traduzidas, (3) duas traduções reversas, (4) avaliação da síntese pelo comitê de especialistas e (5) avaliação da síntese pelo público alvo. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC), foi utilizado para avaliar a concordância entre os juízes (equivalência semântico-idiomática e cultural, abrangência, clareza e pertinência). Seis crianças escolares avaliaram o folheto, por meio do instrumento Avaliação de Adequação de materiais, classificando-o como superior, adequado ou inferior.

Resultados

A tradução foi efetuada do idioma original para o idioma-alvo por dois tradutores em duas versões. A síntese das traduções foi desenvolvida com a identificação de discrepâncias entre palavras. Outras duas versões foram retrotraduzidas para o inglês, por dois tradutores bilíngues distintos. Sete profissionais envolvidos em programas de transplantes e com habilidade no idioma inglês adaptaram o folheto. Nesta etapa utilizou-se a versão final da síntese em português. O IVC constatou concordância entre os juízes, com índices superiores a 95%. O coeficiente AC1 demonstrou significância estatística (p=0,0000) na concordância entre os juízes. Os valores resultantes da avaliação da síntese pelas crianças mostraram que 76,71% o avaliaram como superior e 22,73% como adequado.

Discussão e Conclusões

A adaptação deste folheto foi exitosa e configura-se em recurso educacional para crianças compreenderem o processo de transplante.

Palavras Chave

Transplante de Órgãos; Materiais de Ensino; Educação em Saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Carolina Francielli Soares Benedetti, Paloma Peroni Contiero, João Paulo Victorino, Cristina Maria Galvão, Karina Dal Sasso Mendes