Dados do Trabalho


Título

DOAÇÕES DE OSSOS NO ESTADO DO PARANÁ, BRASIL

Introdução

A utilização de tecidos ósseos é realizada em pacientes que necessitam de reparação em artrodeses, fraturas, reconstrução de quadril, reconstrução em lesões císticas, pós-remoção de tumores e também em procedimentos odontológicos.Objetivo: Analisar as doações de ossos realizadas no estado do Paraná.

Material e Método

Estudo transversal de abordagem quantitativa, realizado com dados de 2.041 notificações de óbitos por morte encefálica entre os anos de 2011 e 2015, fornecidos pelo Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial no software SPSS, versão 20.0 e aplicados testes de significância, Qui-Quadrado de Pearson e Mann-Whitney, adotando-se nível de significância de p<0,05.

Resultados

Dentre as notificações de morte encefálica realizadas, foram efetivadas 81 (4,0%) doações de ossos. Destes doadores a idade média foi de 45 anos, variando entre (28 e 57 anos), sendo a maioria do sexo masculino 52 (64,1%). Quanto ao ano que obteve o maior número de doações, destacou-se 2014 com 30 (37,0%; p<0,002) doadores. Já com relação ao nível de atenção 75 (92,5%) dos hospitais pertencia a alta complexidade e de gestão dupla 39 (48,1%). A Macrorregional que obteve o maior número de doações efetivadas foi a leste, localizada em Curitiba com 67 (82,7%; p<0,001).

Discussão e Conclusões

A doação de ossos apresentou uma queda ao longo dos anos, com um aumento significativo no ano de 2014. Há grandes discrepâncias na doação de ossos nas regiões do Paraná, sendo significativa a doação na capital do estado. O mapeamento do processo da doação de ossos é essencial para o desenvolvimento de ações e políticas públicas que visem promover o aumento da doação desse tecido.

Palavras Chave

Obtenção de Órgãos e Tecidos; Doação de Tecidos; Ossos; Gestão em Saúde; Enfermagem.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) - São Paulo - Brasil, Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Paraná - Brasil, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Paraná - Brasil

Autores

Rafael Rodrigo da Silva Pimentel, Maria José Quina Galdino, Maria Do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Marcelo José dos Santos