Dados do Trabalho


Título

Aplicabilidade do índice de variação de tacrolimo (MLVI) em transplante hepático de adultos: Adesão medicamentosa e associação com taxas de rejeição

Introdução

O cálculo do índice de variação de tacrolimo através do MLVI (Medication Level Variability Index) está estabelecido em pacientes pediátricos, sendo útil no controle da adesão ao tratamento, associando valores de MLVI ≥2,5 com rejeição aguda do enxerto de fígado. O objetivo do trabalho foi verificar associação entre valores de MLVI e rejeição em pacientes transplantados de fígado adultos.

Material e Método

Estudo de coorte, retrospectivo, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS. Foram incluídos todos os pacientes transplantados de fígado, maiores de 18 anos, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2018. Foram excluídos pacientes com óbito, perda de seguimento e/ou menos do que 3 coletas de nível sérico de tacrolimo. Para cálculo do MLVI utilizou-se amostras ambulatoriais de nível sérico de tacrolimo após 1 ano de transplante. Como hipótese, valores de MLVI ≥2,5 foram considerados preditores de não-adesão e associados a piores desfechos. Como desfecho primário avaliou-se rejeição (aguda ou tardia) confirmada por biópsia.

Resultados

No período do estudo 127 pacientes foram transplantados, sendo incluídos 95. O MLVI foi ≥2,5 em 29(30,5%) dos pacientes e rejeição foi detectada em 9 (31%) destes. Não houve diferença estatística significativa nas taxas de rejeição comparando MLVI ≥2,5 e MLVI <2,5 (31% vs.29% p: 0.810 - RR 1.13 IC 0.44-2.93).

Discussão e Conclusões

Não foi detectada associação entre valores de MLVI≥2,5 e taxas de rejeição na amostra estudada, o que difere de estudos prévios em pacientes pediátricos. Os achados sugerem que devam ser explorados novos pontos de corte de MLVI na população adulta.

Palavras Chave

transplante de fígado, imunossupressão, rejeição

Área

FÍGADO - Imunossupressão

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

PAOLA HOFF ALVES PAOLA HOFF PAOLA HOFF, Mario Reis Alvares da Silva, Yakime de Brito Adriao, Soraia Arruda, Alexandre de Araujo, Juliana da Silva Winter