Dados do Trabalho


Título

DIFICULDADES QUE ENFRENTAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DO PROCESSO DE DOAÇÃO DE CÓRNEAS

Introdução

Doenças da córnea são a segunda causa de cegueira na população mundial, sendo o transplante tratamento que possibilita melhora na qualidade de vida. Descrever as dificuldades vivenciadas por profissionais de saúde do banco de olhos e comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos acerca do processo de doação de córneas.

Material e Método

Estudo qualitativo realizado em hospital de ensino no Sul do Brasil. Participaram 13 profissionais de saúde, sendo os dados coletados por entrevista semiestruturada entre outubro de 2017 a janeiro de 2018. Para gerenciamento dos dados utilizou-se o programa Ethnography V6, submetidos à análise de conteúdo. Aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa sob n.1.955.142.

Resultados

Infraestrutura inadequada, ausência de ambiente para acolhimento familiar, espaço físico para realização da captação do tecido e equipamentos para avaliação da córnea; Recursos humanos deficitários, diminuição de profissionais e falta de envolvimento de outros trabalhadores da instituição; Cuidados inadequados ou ausentes no decorrer da identificação do potencial doador, manutenção e captação e, falta de protocolos institucionais.

Discussão e Conclusões

As dificuldades relacionadas ao processo envolvem aspectos multifatoriais. Espaços inapropriados, ausência de profissionais capacitados e falhas na identificação e manutenção de potenciais doadores podem resultar em impactos negativos no número de doações efetivadas. Tais dificuldades podem diminuir a qualidade da córnea captada, causando possíveis rejeições de tal tecido após o transplante. Acredita-se ser necessário maiores investimentos tanto financeiro quanto técnico-científico nos serviços voltados a doação de córneas possibilitando maior qualidade nas doações e redução da lista de espera.

Palavras Chave

Obtenção de tecidos e órgãos; Transplante; Pesquisa Qualitativa.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Angela Jaqueline Sinott Dias, Juliana Graciela Vestena Zillmer, Celmira Lange, Juliana Zeppini Giudice, Edurda Rosado Soares, Glaucia Jaine Santos Silva, Caroline Rocha Batista Barcellos