Dados do Trabalho


Título

RELATO DE EXPERIENCIA: COMPREENDER OS MOTIVOS QUE NORTEIAM A FAMÍLIA A RECUSAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS A PARTIR DE UM RELATO DE CASO.

Introdução

Introdução: A recusa familiar representa uma das dificuldades encontradas para a doação de órgãos, além de outros fatores como a falta de notificação de potenciais doadores. Foi à partir de uma discussão informal com a equipe multidisciplinar de um dos casos de morte encefálica na unidade de terapia intensiva, onde o protocolo de morte encefálica (ME) foi aberto em tempo hábil mas que a família recusou a doação de órgãos, isto levou a equipe a se questionar sobre possíveis falhas que ocorreram durante o processo levando a este resultado desfavorável. Objetivo: Analisar o motivo da recusa familiar no processo de notificação de transplante de órgão em hospital da grande São Paulo.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em unidade critica localizada no município da grande São Paulo.

Resultados

A recusa familiar baseou-se na insatisfação no atendimento pré-hospitalar pela demora no atendimento, falta de informação prévia sobre o assunto e não aceitação na manipulação do corpo com a finalidade de retirada de órgãos para o transplante.

Discussão e Conclusões

A doação de órgãos é vista pela maioria das pessoas como um ato de solidariedade, no entanto, a decisão de doar ocorre num momento de muita dor e angústia para as famílias, por isso quanto maior for o nível de entendimento e conhecimento sobre o tema antes deste momento tão difícil para a família, maior será a influência favorável para a aceitação da doação de órgãos. Por isso, conclui-se que a educação vai muito além de campanhas anuais, é preciso elaborar e executar projetos educacionais permanentes à população local em todos os segmentos de atenção à saúde.

Palavras Chave

Palavras Chave: doação de órgãos, recusa familiar.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS LUZIA DE PINHO MELO - São Paulo - Brasil

Autores

Cristiane FAUSTINO DOMINGOS, SHEILA PEREIRA MENDES, ÉRICA ALVES DE GODÓI PRADO, ROSELI GOMES CAVALINE, PATRICIA DO PRADO COSTA BRAGA