Dados do Trabalho


Título

Síndrome do equilíbrio fisiológico prejudicado: Novo diagnóstico de enfermagem para potenciais doadores de órgãos

Introdução

O Brasil, em 2018, obteve 10.778 notificações de potenciais doadores de órgãos (PDO), porém apenas 3.531 (33%) tornaram-se doadores efetivos1. Problemas na manutenção do PDO é um dos motivos do baixo percentual de doadores efetivos. O uso do processo de enfermagem na manutenção deste paciente pode auxiliar no adequado cuidado. Porém, não há na NANDA International um diagnóstico de enfermagem (DE) único que aborde este quadro agudo.

Material e Método

O estudo foi desenvolvido em três etapas: revisão integrativa da literatura (RIL) a fim de identificar características definidoras (CDs), análise do conteúdo através de consenso de 37 especialistas por meio da técnica Delphi e validação clínica através de uma coorte retrospectiva realizada em dois hospitais com 145 pacientes.

Resultados

A RIL identificou 44 possíveis CDs para o DE em questão. Os especialistas recomendaram 25 CDs com ≥ 70% de consenso. A prevalência do DE foi de 53,1%. As CDs Hiperglicemia, Oxigenação prejudicada, Alteração de coagulação, Frequência cardíaca alterada, Hipertermia, Hipotermia e Perfusão tissular periférica ineficaz apresentaram um valor de p estatisticamente significativo, portanto têm associação significativa com o DE. A CD que apresentou melhores medidas de acurácia com valores estatisticamente significativos foi Frequência cardíaca alterada. Portanto, a CD Frequência cardíaca alterada foi a que apresentou melhor capacidade preditiva para determinação do DE.

Discussão e Conclusões

Este estudo possibilitou desenvolver e validar o DE Síndrome do equilíbrio fisiológico prejudicado para PDO. O uso deste DE na prática poderá proporcionar uma melhor sistematização do cuidado, auxiliando na adequada manutenção do PDO e consequentemente melhor viabilidade dos órgãos ofertados para transplantes.

Palavras Chave

Diagnóstico de Enfermagem; Transplante de Órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Éder Marques Cabral, Luciana Nabinger Menna Barreto, Natália Chies, Jéssica Morgana Gediel Pinheiro, Miriam Abreu Almeida