Dados do Trabalho


Título

PROCESSO DE ENFERMAGEM: A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DE UMA UNIDADE CRITICA AO PACIENTE EM MORTE ENCEFÁLICA

Introdução

Introdução: Morte encefálica (ME) é definida como a perda completa e irreversível das funções do córtex e do tronco cerebral, de causa conhecida e constatada de modo indiscutível. O cuidado a pacientes em morte encefálica caracteriza-se como uma atividade complexa, implementada pela equipe que atua em unidade de terapia intensiva. Destaca-se, nessa atuação, o papel do Enfermeiro responsável por prestar o cuidado direto ao potencial doador de órgãos e seus familiares, tendo importância fundamental no manejo das repercussões fisiopatológicas próprias da morte encefálica, na monitorização hemodinâmica e na prestação de cuidados individualizados. O sucesso do transplante está intimamente relacionado à manutenção ideal desse doador. Objetivo: Verificar a atuação do Enfermeiro no processo do cuidar em um paciente em ME.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, realizadas em unidades critica em um hospital localizado no Alto Tietê.

Resultados

O enfermeiro tenha um amplo conhecimento destas possíveis complicações, possibilitando o reconhecimento precoce e consequente manuseio para a preservação dos órgãos realiza-se o controle de todos os dados hemodinâmicos do potencial doador, a equipe possui conhecimentos a respeito das repercussões fisiopatológicas da monitorização hemodinâmica e repercussões hemodinâmicas, oriundas da reposição volêmica e administração de drogas vasoativas, controle hídrico rigoroso e eficiente, manutenção da temperatura.

Discussão e Conclusões

Mediante estas ponderações, a pesquisa demonstrou é de extrema relevância uma boa assistência de enfermagem ao potencial doador de órgãos, pois o Enfermeiro desenvolve atividades de grande competência e atua com efetividade no processo de enfermagem.

Palavras Chave

Palavras Chave: Processo de Enfermagem, Captação de Órgão.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS LUZIA DE PINHO MELO - São Paulo - Brasil

Autores

SHEILA PEREIRA MENDES, CRISTIANE FAUSTINO DOMINGOS, ROSELI GOMES CAVALINE, PATRICIA DO PRADO COSTA BRAGA