Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS DOADORES DE ÓRGÃOS NO ESTADO DO MARANHÃO

Introdução

A doação de órgãos e tecidos é tema de interesse das políticas públicas de saúde, devido ao grande número de pessoas que aguardam em filas de espera para garantir-lhes a sobrevivência e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos potenciais doadores de órgãos do estado do Maranhão.

Material e Método

Estudo descritivo exploratório retrospectivo com abordagem quantitativa, com coleta realizada a partir dos dados publicados nas edições da Revista Brasileira de Transplantes (RBT) no período de 2016 a 2018.

Resultados

Foram realizadas 390 (100%) notificações de potenciais doadores, com 140 (35,9%) entrevistas familiares realizadas, obtendo-se apenas 44 (31,4%) doadores efetivos, com predominância do sexo masculino (41%) e maior incidência na faixa etária de 35 a 49 anos (34,1%). Em relação às injurias que justificaram o diagnóstico de morte encefálica, o traumatismo cranioencefálico (41%) apresentou-se como principal causa, seguido do acidente vascular encefálico (38,6%).

Discussão e Conclusões

As variáveis de faixa etária, sexo e causa da morte encefálica corroboram com demais estudos sobre a temática doação-transplante; no entanto, quando comparados os números de notificações, entrevistas realizadas e doações autorizadas durante o último decênio, observa-se a deficiência no processo executado, pois há uma discrepância em relação a outros estados da federação, inclusive quando comparado com alguns estados do Nordeste. Desta forma, faz-se necessário a utilização destes resultados para o aprofundamento de informações limitantes aos problemas apresentados e implantação de medidas de intervenção para melhoria dos números no estado estudado.

Palavras Chave

Doadores de órgãos; Transplante; Políticas de Saúde.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes do Maranhão - Maranhão - Brasil, Faculdade Gianna Beretta - Maranhão - Brasil, Hospital Municipal Djalma Marques - Maranhão - Brasil

Autores

Lidiana Malheiros de Aguiar, Pedrolina do Carmo Marinho, Polianna Costa Bortolon Melo