Dados do Trabalho


Título

PERFIL SOROLÓGICO DE HEPATITE B E C EM PACIENTES TRANSPLANTADOS HEPÁTICOS EM UM CENTRO DE TRANSPLANTES DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA

Introdução

As hepatites (HEP) virais representam grave problema de saúde pública e são a maior causa de doença hepática crônica no mundo. Apesar das campanhas para vacinação contra HEP B e o recente plano nacional para eliminação da HEP C, os vírus das hepatites permanecem como a principal causa de indicação para transplante (TX) hepático no Brasil. O objetivo do estudo foi descrever o perfil sorológico da HEP B e C nos pacientes transplantados hepáticos e analisar a influência da sorologia em relação ao tempo em lista de espera e sobrevida.

Material e Método

Foi realizada análise retrospectiva com amostra composta por 148 pacientes que realizaram TX hepático nos anos de 2016 e 2017 em um serviço de transplantes da região metropolitana de Curitiba.

Resultados

O resultado encontrado mostra que a HEP B e C foram a segunda e terceira maior indicação para TX, respectivamente, atrás apenas da cirrose alcóolica. 12,8% da amostra possui HBSag reagente, 16,9% antiHBS reagente e 9,5% anti-HCV reagente. Pacientes imunizados para HEP B passaram, em média, 45 dias a menos na lista de espera (p=0,081), enquanto que os reagentes para anti-HCV passaram 61 dias a mais em lista de espera do que os não reagentes (p=0,063). Descrito percentual de óbito (PO) de 33% nos 18 pacientes com diagnóstico de HEP B (p=0,390), com hazard ratio (HR) 0,69 (0,29 – 1,61) e PO de 43% nos 14 pacientes com diagnóstico de HEP C (p=0,837), com HR 0,92 (0,39 – 2,13), medida de associação HR com intervalo de confiança de 95%.

Discussão e Conclusões

Conclui-se a necessidade de ampliação das campanhas nacionais para imunização e diagnóstico precoce de hepatites na população em geral. Além disso, pacientes não imunizados em lista de espera para TX hepático devem ser incentivados a vacinação para HEP B, buscando menores tempos em lista.

Palavras Chave

Transplante hepático
Hepatite viral

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Angelina Caron - Paraná - Brasil, PUCPR - Paraná - Brasil

Autores

LUIZE KREMER GAMBA, CAROLINA OLIVEIRA DE PAULO , CARLA MARTINEZ MENINI-STALHSCHMIDT, JOÃO EDUARDO LEAL NICOLUZZI , ALICE FERREIRA DA SILVA , Isadora Roberto Mesadri