Dados do Trabalho


Título

Análise dos possíveis fatores intervenientes na taxa de recusa para doação de órgãos e tecidos em um hospital regional do interior do estado de São Paulo

Introdução

A recusa em entrevista familiar de pacientes falecidos por morte encefálica persiste como um dos principais entraves para o aumento no número de transplantes de órgãos no Brasil. Segundo dados de 2018 da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos a taxa de recusa foi de 43%. O objetivo do estudo foi avaliar possíveis fatores relacionados à recusa.

Material e Método

Estudo observacional, retrospectivo, comparando variáveis entre os casos de aceitação e recusa em entrevista familiar em um hospital regional de 300 leitos, entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram avaliados por meio do teste de qui-quadrado. Foram considerados significativos valores de p<0,05.

Resultados

No período avaliado, foram concluídos 87 protocolos de morte encefálica de pacientes elegíveis à doação, com 22 (25%) recusas pela família. Metade das recusas foi por potencial doador contrário, em vida, à doação. Dentre as variáveis analisadas observou-se que em doadores menores de 18 anos a taxa de recusa foi de 17%; de 18-40 anos, 15%; de 41-60 anos, 27% e em >60 anos, 40%(p=0,08). Quanto à causa do coma, houve recusa em 29% dos acidentes vasculares, 23% em traumatismo craniano e 11% em outras causas(p=0,50). Em relação ao local de internação, a recusa foi de 23% em pacientes no pronto-socorro, 24% na unidade neurológica de cuidados prolongados e 28% na terapia intensiva(p=0,90). A recusa entre os doadores encaminhados ao IML foi de 19% e os não encaminhados de 29%(p=0,34). A recusa foi de 38% se até 2 familiares na entrevista, de 26% se 3 ou 4 familiares e de 19% se 5 ou mais presentes (p=0,20).

Discussão e Conclusões

A taxa de recusa encontrada neste estudo foi menor do que a média brasileira, com metade dos casos relacionado a recusa em vida. Para as demais variáveis analisadas não foi observada significância estatística.

Palavras Chave

taxa de recusa;transplantes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - São Paulo - Brasil

Autores

Ofélia Maria Yukie Takiguchi, Bruno Bloise França, Tawine Guimarães Dal Bello, Eduardo Braga Gama, Matheus Araújo Tonon, Rafael Saad