Dados do Trabalho


Título

Impacto da Resolução nº 2.173/17 no tempo para realização do protocolo de morte encefálica e na taxa de recusa em um Hospital Regional do interior do Estado de São Paulo

Introdução

O Conselho Federal de Medicina publicou a resolução 2.173/17 que atualizou os critérios para definição de morte encefálica (ME), com redução do tempo entre os exames clínicos e realização de um teste da apneia. A redução do tempo pode implicar menor contato com os familiares e contribuir com aumento na taxa de recusa. O objetivo do estudo foi avaliar os impactos da nova resolução no tempo de realização do protocolo e na taxa de recusa para doação.

Material e Método

Estudo observacional, retrospectivo, unicêntrico, com análise de dados dos prontuários de pacientes com diagnóstico de ME em período anterior (2015 a 2017) e posterior à nova resolução (2018 e primeiro trimestre de 2019) e que foram submetidos à entrevista familiar. Foram analisados o tempo desde a abertura do protocolo até a confirmação da ME, o tempo entre a abertura do protocolo e a entrevista com familiares e as taxas de recusa no comparativo entre os dois períodos. Dados categóricos foram comparados com qui-quadrado e contínuos com Mann-Whitney. Foram considerados significativos valores de p<0,05.

Resultados

Foram avaliados 76 pacientes, sendo 49 no período de 2015 a 2017 e 27 de 2018 a março de 2019. O tempo médio para realização do protocolo ME antes e depois da nova resolução foi, respectivamente, 14,0h±11,9 e 12,6h±9,7 (p= 0,22); o tempo médio entre o início do protocolo ME e a entrevista com familiares foi, respectivamente, 15,8h±12,9 e 14,0h±9,7 (p=0,43). A taxa de recusa observada foi de 26,5% (n=13) antes e de 25,9% (n=7) após a resolução (p=0,95).

Discussão e Conclusões

Não houve alteração significativa no tempo de realização do protocolo ou na taxa de recusa antes e após a nova resolução. A logística para a realização do exame complementar e corpo clínico treinado são fatores que podem ter contribuído para os achados.

Palavras Chave

morte encefálica; transplantes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - São Paulo - Brasil

Autores

Jeanderson Prudenciano Peres, Raquel Pedrassi Souza, Lucas Antonio Peron, Taís Gaspar Ferreira, Matheus Araújo Tonon, Rafael Saad