Dados do Trabalho


Título

A Ultrassonografia como ferramenta de avaliação muscular do paciente internado para consolidação de Transplante Autólogo de Medula Óssea

Introdução

No transplante autólogo de medula óssea (TMO), altas doses de quimioterapia, seguida de resgate com células- tronco hematopoiéticas, são indicados no tratamento. Esse tratamento apresenta efeitos colaterais que podem prolongar a internação hospitalar e o imobilismo no leito. O imobilismo pode alterar o comportamento de fibras musculares e reduzir a força muscular. A arquitetura muscular pode ser observada através do ultrassom (US) e a redução de transmissão de força para o tendão medida pelo ângulo de penação. O objetivo desse relato é mensurar o ângulo de penação, através do US dos músculos tibial anterior direito e esquerdo, em paciente internado para consolidação de TMO.

Material e Método

Paciente KCD , 29 anos, sexo feminino, diagnóstico de LNH, interna para consolidação de TMO autólogo (21 dias), foi utilizado o ultrassom Sonosite Turbo com transdutor retilíneo de 6 a 13 MHz, transversalmente a 1/4 craniocaudal da distância entre a borda inferior da patela e o maléolo lateral do tornozelo. Imagens foram registradas na internação hospitalar (D0), após sete dias de internação (D7) e na alta hospitalar (D19).

Resultados

O ângulo de penação no músculo tibial anterior direito foram D0 - 8,97°; D7 - 10,40° e D19 - 11,87° e esquerdo D0 - 8,74°; D7 - 10,09° e D19 - 11,84° respectivamente.

Discussão e Conclusões

Neste relato de caso observamos uma tendência no aumento do ângulo de penação do músculo tibial anterior bilateralmente, de forma progressiva, com a internação hospitalar. . Esta medida relata a capacidade funcional do músculo e de produção de força, que pode ser afetada a medida que o ângulo aumenta ou diminui e responder a um programa de tratamento fisioterapêutico.

Palavras Chave

transplante autólogo, ultrassonografia, músculos tibial anterior, ângulo de penação.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

Complexo Hospitalar de Niteroi - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rodrigo Avila Ramos, Marcelo Azeredo Terra, Michele Vaz Pinheiro Canena, Erika Souza Santos Nogueira, Allana da Silva Fares, Filipe Fagundes Alves, Regielly Candido da Silva, Jonas Obadias Pereira, Gilberto Aluízio Souza