Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTES PEDIÁTRICOS: MORTALIDADE EM LISTA DE ESPERA NO BRASIL

Introdução

O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de transplantes (TX) pediátricos, a população pediátrica é 61,2 milhões, segundo os dados IBGE, em 2018 ocorreu um aumento significativo de crianças ingressas na lista de espera para transplantes, destas crianças uma porcentagem significativa faleceu ainda em lista de espera.
Objetivo: avaliar o índice de mortalidade em lista de espera de TX pediátrico, comparando o aumento e evolução entre os anos de 2015 a 2018, segundo o serviço de Registro Brasileiro de Transplante (RBT).

Material e Método

estudo de revisão integrativa, descritivo onde foi elegível os dados de pacientes de faixa etária entre 05 a 17 anos que foram ingressos em lista de transplantes no Brasil e acabaram evoluindo á óbito antes de realizar o transplante de órgão sólido ou córnea.

Resultados

Evidencia-se que em 2015 foram ingressos na lista TX pediátrico 1.652 crianças, ocorrendo 3,87% de morte nesta lista, já em 2018 foram ingressos na lista de espera TX pediátrico 1146 crianças, ocorrendo 6,90% de mortes nesta lista.

Discussão e Conclusões

Os resultados evidenciados, foram comparados com a literatura onde podemos identificar os dados referentes, a mortalidade em lista de espera para transplante pediátrico, onde a apresentação teve um aumento significativo da mortalidade em lista de espera, sendo quase o dobro em porcentagem se comparado ao ano de 2015. Observa-se que este aumento ocorreu por conta da diminuição dos números de doadores pediátricos. De acordo com os resultados evidencia-se a necessidade de se trabalhar a manutenção hemodinâmica, e o acolhimento familiar, fazendo-se uma abordagem e orientação correta para quando houver morte encefálica assim ocorrer à viabilização da doação pediátrica.

Palavras Chave

Transplante pediátrico, mortalidade em lista de espera, %mortalidade em lista TX pediátrico.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE SOROCABA - São Paulo - Brasil

Autores

Larissa Assumpção S Trindade, MAriele Tainara Paes de Oliveira , Jeison Vicente de Oliveira, Clayton Gonçalves de Almeida , Irineu Cesar Panzeri Contini, Sheilla Siedler Tavares