Dados do Trabalho


Título

Sala de espera multiprofissional como ferramenta de adesão ao acompanhamento pós transplante renal

Introdução

O Transplante Renal é uma modalidade de tratamento exitosa à Doença Renal Cronica, cujo os desafios perpassam a boa adesão ao tratamento pós transplante pelo paciente, como o transplante restaura sua saúde, devolve ao paciente sua rotina de atividades laborais, instrucionais e sociais podem acontecer uma fragilização de seus autocuidados, levando a negligência no uso dos imunosupressores, dieta prescrita e atividade física. A sala de espera multiprofissional antes das consultas médicas surge como uma ferramenta para informar e motivar os pacientes no ambulatorio pós transplante renal.

Material e Método

A equipe multiprofissional que acompanha os pacientes no ambulatorio pós renal montou um projeto com atividades diarias composto de uma pequena comunicaçao oral com banners, videos e materiais lúdicos para explicar, retomar as orientaçoes, informar os cuidados que precisam tomar diariamente em suas rotinas. O método da aula construtivista é usado pelos profissionais enfermeiros, farmaceuticos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicologos que versam sobre os cuidados gerais se aprofundando nas questões diretamente ligadas as suas categorias profissionais.

Resultados

A sala de espera no ambulatorio Pós transplante teve inicio em janeiro de 2018, o principal resultado obtido foi a diminuiçao das faltas as consultas médicas, redução das constantes reclamações na espera pelas consultas e aumento da conscientização acerca dos autocuidados, maior protagonismo e autoresponsabilização pelo tratamento e humanizaçao nas remarcações das consultas e no relacionamento paciente x equipe de saúde.

Discussão e Conclusões

Observa-se uma maior adesão ao tratamento e melhor relacionamento com a equipe multiprofissional conforme estabelecido no PAM protocolo assistencial multiprofissional.

Palavras Chave

Adesao ao tratamento - equipe multiprofissional

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Hospital Universitario da UFMA - HUUFMA - Maranhão - Brasil

Autores

Ana Cleyde Carneiro Lima, Priscila Monteiro de Almeida, Monna Rafaella Mendes Veloso Campos