Dados do Trabalho


Título

Complicações no pós-operatório do Transplante hepático

Introdução

O transplante hepático é um procedimento complexo, de alto custo e interdisciplinar. Apesar de grandes avanços, ainda há complicações importantes que surgem devido ao estado clínico do paciente no pré-operatório, ocorrências durante o intraoperatório e condições clínicas no pós-operatório.
Objetivo: Identificar as principais complicações apresentadas pelos pacientes submetidos ao transplante hepático no pós-operatório imediato e tardio em um hospital do sul do país.

Material e Método

Estudo quantitativo e retrospectivo. Foram avaliados 103 prontuários de pacientes transplantados em um Hospital Universitário do Sul do país. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento elaborado a partir da legislação vigente e revisão integrativa. A análise dos dados foi desenvolvida por meio de testes estatísticos.

Resultados

Nos dados preliminares do estudo foram identificados como complicações cirúrgicas: estenose de vias biliares, infecções da ferida operatória e desenvolvimento de hérnias abdominais. Complicações clínicas: insuficiência renal aguda, rejeição aguda do enxerto, herpes zoster e infecções pulmonares.

Discussão e Conclusões

O estudo revela que as complicações estão direcionadas às vias biliares, seguido da lesão renal e rejeição. O estudo mostra, ainda, que há necessidade de serem criadas estratégias capazes de minimizar a potencialidade dessas complicações. Vale pontuar que tanto a rejeição como a lesão renal são comorbidades/doenças capazes de serem prevenidas quando este paciente e família estão muito bem orientados com cuidados de saúde, em especial, com o uso dos medicamentos. Nesta perspectiva, pontua-se a importância da equipe investigar frequentemente as principais complicações que acometem seus pacientes, no sentido de propor melhorias.

Palavras Chave

Transplante de fígado. Complicações no pós-operatório.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Fernanda Lunardi, Neide da Silva Knihs, Sibele Schuantes