Dados do Trabalho


Título

Atuação fisioterapêutica no paciente pós Transplante duplo, fígado-rim e a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo Moderado (SDRA): Um relato de caso

Introdução

Com doenças que acometem mais de um órgão, estabeleceu-se a realização de transplantes duplos

Material e Método

N.D., masculino, 61, com diagnóstico de cirrose alcoólica e doença renal crônica (DRC). No 8° dia pós operatório (PO) desenvolveu dispneia com hipoxemia moderada e padrão ventilatório refratário ao suporte ventilatório não invasivo (VNI). Instituiu-se medidas invasivas a partir do diagnóstico de SDRA com PaO2/FiO2 de 149, no qual associou-se o uso de sedoanalgesia e bloqueador neuromuscular (BNM). Realizou-se a Manobra de Recrutamento Alveolar (MR), com insuflação gradual e titulação decremental de PEEP, sendo a ideal de 17 e FiO2 de 0,5.

Resultados

Ainda no 8°PO, apresentou PaO2/FiO2 de 158, seguidos por, 254 no 10°PO e 387 no 12°PO, possibilitando desmame ventilatório. No 14°PO procedeu-se a extubação, com uso de VNI como estratégia de desmame após comprometimento pulmonar significativo. No 16°PO recebeu alta da UTI.

Discussão e Conclusões

Os pacientes hepatopatas e com DRC apresentam redução da complacência pulmonar, fibroses, hipertensão pulmonar, hipoxemia, atelectasias e derrame pleural. No PO, mantem-se as complicações pulmonares prévias, com acréscimo de disfunção pulmonar restritiva, redução de volumes e capacidades, alterações do padrão ventilatório e déficit das trocas gasosas, decorrentes da disfunção diafragmática, extensa ferida operatória com dor incisional e redução da tosse, tornando deficiente a eliminação de secreções. Define-se que os fatores de risco prévios, predizem de 9% a 40% de risco para desenvolvimento de complicações pulmonares no PO. Observou-se satisfatória resposta às estratégias instituídas, com o emprego de Ventilação Mecânica Invasiva protetora e MR, associada ao uso de sedoanalgesia profunda e BNM.

Palavras Chave

SDRA, transplante de rim e fígado, fisioterapia

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

Hospital São Vicente - Paraná - Brasil

Autores

Natália Cunha Varella, Maria Goreti Angelino Willuweit, Bruna Roberta Pereira Silveira, Luana Caroline Kmita, Camila Passini, Kamilla Silva Gomes de Oliveira, Jaqueline Beneti Bruno de Araújo