Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA E INDICADORES DE DEPRESSÃO PRÉ E PÓS-TRANSPLANTE CARDÍACO

Introdução

O Transplante Cardíaco tem entre outras finalidades oferecer melhor qualidade de vida, ajustamento emocional e reinserção social a pessoas com cardiopatias avançadas . O objetivo deste estudo foi avaliar qualidade de vida e indicadores de depressão antes e após o transplante cardíaco.

Material e Método

Participaram deste estudo vinte pacientes adultos de ambos os sexos, antes e após o transplante cardíaco. Para a coleta dos dados foram utilizados: ficha de identificação de dados sócio-demográficos; roteiro de entrevista semi dirigida; Questionário de Qualidade de Vida SF-36; e Inventário de Depressão de Beck. Para comparação dos indicadores de depressão e qualidade de vida entre o período pré e pós transplante foi utilizado o teste de Wilcoxon.

Resultados

Foram avaliados 20 pacientes com média de idade 51 anos (DP ±11.839). O tempo médio de pós transplante foi de 51,5 meses (DP ±25,56). Na avaliação pré-transplante, o BDI identificou sintomas de depressão mínimos (40%), leves (30%), moderados (20%) e graves (10%). Na avaliação pós-transplante foram identificados sintomas mínimos (90%), leves (10%) e ausência de sintomas moderados e graves. Houve melhora significante dos sintomas de depressão após o transplante (p=0,001). Na avaliação da Qualidade de Vida, após o transplante, houve melhora significante nos domínios: Capacidade Funcional (p=0,001), Aspectos Físicos (p=0,0009), Vitalidade (p=0,001), Aspectos Sociais (p=0,012), Aspectos Emocionais (p=0,031), e Saúde Mental (p=0,025).

Discussão e Conclusões

De acordo com a literatura, pacientes com doenças crônicas apresentam considerável risco para transtornos mentais e qualidade de vida insatisfatória. Neste estudo foi observada melhora da qualidade de vida após o transplante e redução dos indicadores de depressão.

Palavras Chave

Transplante cardíaco; Saúde mental; Qualidade de vida

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

FAMERP - São Paulo - Brasil, HOSPITAL DE BASE - São Paulo - Brasil

Autores

RANDOLFO SANTOS JUNIOR, ALESSANDRA MORETE COSTA FEITOSA, MARIA CRISTINA OLIVEIRA SANTOS MIYAZAKI, CHRISTIANE MAIA WAETEMAN, LEDA MARIA BRANCO, EDUARDO SANTOS MIYAZAKI, LOIANE LETICIA SANTOS