Dados do Trabalho


Título

CAUSAS DA NÃO EFETIVAÇÃO DE DOAÇÃO DE CÓRNEAS EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE SÃO LUÍS-MA

Introdução

O transplante de córnea é o procedimento de maior sucesso entre os transplantes e tem sido o mais realizado na atualidade. O objetivo deste trabalho é verificar as causas de não efetivação de doação de córneas em óbitos por PCR de um Hospital de Urgência e Emergência de São Luís - MA.

Material e Método

Estudo retrospectivo com abordagem quantitativa, com dados coletados a partir de relatórios de atividade mensal da CIHDOTT do hospital estudado no período de 2014 a 2018.

Resultados

Foram notificados 7201 óbitos, sendo realizadas 643 entrevistas familiares para a doação de córneas, com 572 recusas familiares. Em relação aos motivos de recusa familiar, 219 justificaram com o desejo pelo corpo íntegro. As demais causas que justificam a não doação estão relacionadas às contraindicações médicas, onde 1554 por sepse e 1200 indivíduos fora da faixa etária tiveram maior destaque. Destaca-se o número de 2263 óbitos viáveis não entrevistados por deficiência estrutural da instituição e falta de notificação ao Banco de Olhos por parte dos setores assistenciais.

Discussão e Conclusões

A desproporção entre a oferta e a demanda de tecidos para transplante, na maioria das vezes, não se deve a uma falta real de potenciais doadores, mas sim a falhas em sua detecção e efetivação. No estudo foi possível observar que os motivos estruturais influenciam de maneira significativa no alto índice de perda destes potenciais doadores. Desta forma, estudos posteriores serão necessários para que se possa traçar estratégias e medidas de intervenção para as causas de não efetivação das doações identificadas, contribuído com a melhora dos índices desta unidade hospitalar e, consequentemente, com a redução da fila de espera por uma córnea no estado do Maranhão.

Palavras Chave

Doadores de tecido; Doador Cadáver; Transplante

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Municipal Djalma Marques - Maranhão - Brasil, Universidade CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Polianna Costa Bortolon Melo, Heloisa Rosário Oliveira Furtado Lima, Hiago Sousa Bastos, Maryanna Batista Carneiro Miranda, Giovanna Nunes Belo Mendes, Emanuel Henrique Cardoso Muniz, Rafael Pereira Câmara Carvalho, Thiago Arôso Mendes Araújo, Matheus Rizzo Oliveira, Gabriel Henrique Lima Barreto Nascimento, Gustavo Dias Nascimento, Luís Eduardo França Tupinambá Júnior, Pablo Bortolon Melo, Luciana Sousa Silva, Ângela Inês Veiga Brito, Márcia Costa da Silva, Ana Lúcia M de C Neta, Osilda Carvalho Filha, Silvina França Diniz