Dados do Trabalho


Título

Principais complicações no pós-operatório do Transplante Hepático: Revisão de literatura

Introdução

O Brasil está entre os países que mais transplantam fígado no mundo. Porém, por se tratar de um procedimento de alta complexidade, está susceptível a diversas complicações. Deve-se entender essas complicações para dar uma melhor assistência ao paciente nesse momento tão crítico.

Material e Método

Revisão de literatura. Foram pesquisados artigos nas bases de dados Scielo e Pubmed. Com as palavras-chave: Transplante de fígado e complicações pós-operatórias. Na Scielo foram localizados 8 artigos. Na MEDLINE foi usado os seguintes filtros: texto completo disponível, em adultos na América do Sul em inglês, espanhol e português nos anos de 2016 e 2017. Foram encontrados 6 artigos.

Resultados

Dos 14 artigos ao todo, foram excluídos 6 por não se tratarem do assunto. Nos 8 artigos finais, 37,5% (3) tratavam de complicações biliares, 25% (2) de complicações renais, 12,5% (1) de complicações pulmonares, 12,5% (1) de complicações do próprio enxerto e 12,5% (1) de complicações gerais.

Discussão e Conclusões

Apesar de as complicações mais comuns serem as vasculares e em segundo virem as complicações biliares, segundo a literatura os artigos mais encontrados foram as de complicações biliares, evidenciando poucas pesquisas nessa área. Deve-se ter mais estudos sobre o assunto, pois é de suma importância saber identificar precocemente as complicações subsequentes ao transplante. Desse modo, poder garantir um manejo clínico eficiente, melhorando a qualidade e a expectativa de vida do paciente transplantado.

Palavras Chave

Transplante de fígado. Complicações pós-operatórias.

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Fernanda Lunardi, Neide da Silva Knihs, Sibele Schuantes