Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco associados a doença fúngica invasiva pós-transplante de fígado.

Introdução

A incidência de infecção fúngica invasiva (IFI) varia de 6 a 47% pós-transplante de fígado (TF), com alta mortalidade. Os principais agentes associados são Candida spp. e Aspergillus spp., e não existe consenso na literatura sobre os fatores de risco. Objetivos: identificar os fatores associados a IFI nos 1os 100d pós-TF; comparar a sobrevida de pacientes com e sem IFI; descrever os episódios de IFI.

Material e Método

Estudo retrospectivo caso-coorte, de transplantados de fígado no HCFMUSP de 2002-2017. Foram identificados os casos de IFI nos 1os 100d pós-TF através dos resultados de culturas. A coleta de dados foi realizada por consulta ao banco de dados e revisão de prontuários. Foram realizadas análises uni e multivariada, e curvas de sobrevida.

Resultados

No período estudado, foram realizados 1155 transplantes, com 84 casos de IFI e 282 controles. Até o momento, foram analisados 40 casos e 108 controles. A incidência de IFI foi de 7,3%. Não houve diferenças demográficas entre casos e controles. A mediana de dias para iniício de IFI foi 5 dias. Candida spp. foi responsável por 75% (com 11 casos de C. não-albicans) e Aspergillus spp. por 17.5%. O principal sítio de infecção foi líquido ascítico (20.9%), seguido por corrente sanguínea (13.5%). A mortalidade foi maior no grupo com IFI (45% x 14% p<0,001). Na análise multivariada, reoperação (p<0.001) e menor tempo de profilaxia (p=0.013) foram fatores independentes para IFI.

Discussão e Conclusões

Os fatores de risco para IFI pós-TF mais descritos na literatura são retransplante, hemodiálise, hepatite fulminante, coledo-cojejuno anastomose e reoperação. A nossa análise preliminar identificou reoperação e menor tempo de profilaxia como fatores de risco para IFI.

Palavras Chave

transplante de fígado; infecção fúngica invasiva; fatores de risco; candida; aspergillus

Área

INFECÇÃO - Outros - Fígado

Instituições

HC-FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Larissa Nunes de Almeida Gouveia, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, João Nóbrega De Almeida Junior, Maristela Pinheiro Freire, Luciana Becker, Adriana Coracini Tonácio, Adriana Lopes Motta, Wellington Andraus, Edson Abdala, Alice Tung Wan Song