Dados do Trabalho


Título

A dor lombar e o uso da Laseracupuntura em paciente submetido a transplante de medula óssea autólogo.

Introdução

A dor lombar pode limitar as atividades funcionais, em pacientes submetidos ao transplante de medula óssea ( TMO) autólogo. A laseracupuntura proporciona efeitos similares à acupuntura tradicional, além de, ser um método não invasivo. O objetivo deste estudo é descrever uma abordagem da laseracupuntura, em paciente com queixa de lombalgia após a infusão de células-tronco hematopoiéticas.

Material e Método

Paciente C.A.R, 31 anos, sexo masculino, com diagnóstico de Linfoma de Hodgkin, , interna para consolidação do TMO autólogo, escalas de performance na admissão (ECOG: 0, Karnofsky 90-100%), escala visual analógica EVA: 0. No d+2 paciente evoluiu com dor lombar (EVA: 8), sem resposta ao tratamento farmacológico.

Resultados

No d+4, após discussão multidisciplinar e permanência do quadro álgico (EVA: 8) com limitação funcional (ECOG:3, Karnofsky: 30%-40%) inicia-se o tratamento com laseracupuntura. No d+8, após 4 sessões diárias, na região lombar e pontos distais (membros superiores e membros inferiores), utilizando o padrão de diagnóstico dos oitos 8 princípios da medicina tradicional chinesa, paciente apresentou melhora (EVA: 01, ECOG: 1, Karnofsky: 70%-80%). A recuperação medular se deu no d+11 e a alta hospitalar no d+14.

Discussão e Conclusões

A Organização Mundial da Saúde indica a acupuntura como tratamento efetivo na dor lombar. Devido às condições clínicas do paciente, o tratamento convencional com agulhas pode não ser o mais indicado, assim, foi utilizado o laser DMCTherapy XT 3J por 30s, como ferramenta de estimulação dos pontos no tratamento da lombalgia. A laseracupuntura parece eficaz e segura no controle da dor lombar (EVA:1) com melhora na escala de performance (ECOG: 1/Karnofsky: 70-80%) e na qualidade de vida deste paciente.

Palavras Chave

Dor lombar, laseracupuntura, transplante de medula óssea autólogo.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

complexo hospitalar de niteroi - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Rodrigo Avila Ramos, Marcelo Azeredo TERRA, Michele Vaz Pinheiro Canena, Erika Souza Santos Nogueira, Allana da Silva Fares, Filipe Fagundes Alves, Regielly Candido da Silva, Jonas Obadias Pereira, Gilberto Aluízio Souza