Dados do Trabalho


Título

Paracoccidioidomicose em paciente transplantado: relato de caso

Introdução

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma infecção fúngica sistêmica de alta incidência no Brasil, com elevada taxa de mortalidade entre as doenças infecciosas, em especial nos pacientes imunossuprimidos.

Material e Método

Trata-se de um relato de caso com uso de dados de prontuário eletrônico e revisão de literatura.

Resultados

Paciente MGS, masculino, 59 anos, DRC de etiologia multifatorial (HAS e DM tipo II), submetido a transplante de rim em outubro de 2014 (doador cadáver). Faz uso contínuo de prednisona, micofenolato de sódio e tacrolimo. Em abril de 2018 evoluiu com piora progressiva de função renal, sendo visualizada alteração em radiografia simples de tórax, quando então foi solicitada Tomografia que evidenciou múltiplos nódulos/massas pulmonares de limites parcialmente definidos, de forma e tamanhos variados, a maior medindo 5cm, no lobo inferior esquerdo, levantando-se as hipóteses diagnósticas de doença fúngica disseminada e carcinoma broncogênico. No mês seguinte, evoluiu com tosse seca, escarro hemoptóico, dispneia, inapetência e perda de peso. Surgiu também lesão vegetante, de aspecto granulomatoso, dolorosa em região inguinal direita. Resultado de biópsia transbrônquica apontou a presença de Paracoccidioides brasiliensis. Realizou-se tratamento com itraconazol, no qual se obteve melhora significativa, com regressão completa do quadro pulmonar e da lesão inguinal após 30 dias de tratamento.

Discussão e Conclusões

Apesar de infrequente, há relatos na literatura de casos de pacientes que desenvolveram manifestações clínicas da PCM após transplantes de órgãos sólidos. Isso se deve, talvez, a imunossupressão induzida pós-transplante. Relatamos o caso de um paciente que evoluiu com paracoccidioidomicose disseminada pulmonar e cutânea, apresentando boa evolução após tratamento com itraconazol.

Palavras Chave

paracoccidioidomicose

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Brenda Karine Souza Silva, Renata Gonçalves Santos, Laila Gabriely Souza Mota, Lucas Gouvêia Branco, Cleitiane de Jesus Gomes da Silva, Marcelo Regis Lima Corrêa, Nídia Aparecida Miranda de Abreu, Ana Karoline Nóbrega Cavalcanti, Alessandro Prudente