Dados do Trabalho
Título
Lesão vascular pelo clamp cirúrgico levando a oclusão arterial aguda: Relato de caso
Introdução
As complicações vasculares representam um importante problema para o transplante de rim, podendo levar à perda do enxerto ou até mesmo à óbito. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso de estenose da artéria ilíaca externa esquerda causada por lesão arterial gerada por clamp vascular.
Material e Método
Trata-se de um relato de caso com uso de dados de prontuário eletrônico, relatórios médicos e revisão de literatura.
Resultados
Paciente masculino, 45 anos, portador de Doença Renal Crônica secundária a Nefropatia da IgA. Iniciou hemodiálise em julho de 2017, sendo transplantado (doador falecido) em 10/03/2019, sem intercorrências. Evoluiu no 1º dia com diminuição do débito urinário, dor, parestesia em MIE (ipsilateral ao enxerto), ausência de pulso tibial posterior do mesmo membro e frieza em relação ao membro contralateral. O USG Doppler evidenciou hipofluxo monofásico da artéria ilíaca externa esquerda. Optou-se pela reabordagem cirúrgica imediata. Durante a cirurgia foi dado o diagnóstico de lesão e trombose proximal da artéria ilíaca externa esquerda, exatamente na mesma posição em que foi colocado o clamp vascular. Foi realizada exploração do sítio de trombose e posterior realização de by-pass com veia safena direita. Após liberação dos clampes notou-se boa perfusão do enxerto e bom pulso para o membro inferior. O paciente evoluiu com melhora progressiva do débito urinário e da função renal, sem sequelas e assintomático no segundo dia após intervenção.
Discussão e Conclusões
As complicações vasculares no pós-operatório estão associadas a elevadas taxas de perda do enxerto e mortalidade. A detecção e intervenção precoces são de suma importância para o sucesso dos transplantes.
Palavras Chave
Complicação cirúrgica; Lesão vascular; enxerto
Área
RIM - Complicações
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil
Autores
Lucas Gouvêia Branco, Brenda Karine Souza da Silva, Laila Gabriely Souza Mota, Renata Gonçalves Santos, Cleitiane de Jesus Gomes da Silva, Gilvan Brito Lopes, Ana Karoline Nóbrega Cavalcanti, Alessandro Prudente