Dados do Trabalho


Título

Análise da eficácia da vacinação contra Hepatite B em pacientes submetidos a transplante de fígado

Introdução

Os hepatopatas apresentam deficiência de resposta a estímulos antigênicos, desfavorecendo a proteção vacinal. Objetivo: Analisar a efetividade do esquema vacinal de Hepatite B convencional e não convencional nos pacientes que foram submetidos a transplante de fígado. Sugerir possíveis esquemas de vacinação contra Hepatite B para estes pacientes em relação à classificação de Child-Turcotte Pugh.

Material e Método

Estudo quantitativo e retrospectivo, com dados secundários dos prontuários, dos transplantados de fígado no Hospital de Base, em São José do Rio Preto/SP, de 1998 a 2016; dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, registro de vacina dos municípios de residência e da sala de vacina do Hospital de Base. Critérios de inclusão: pacientes submetidos a transplante de fígado com esquema vacinal contra Hepatite B completo e exame de anti-Hbs; critérios de exclusão: pacientes com exame positivo para VHB; em retransplantes, os pacientes foram considerados uma vez, pacientes sem informação quanto ao registro de vacinação e exame de anti-HBs.

Resultados

De 177 pacientes: 72,89% sexo masculino; 68,37% faixa etária de 19-59 anos; 39,55% diagnóstico de cirrose com causas associadas; 23,16% Hepatocarcinoma; 53,11% Child C; 58,76% vírus da Hepatite C (VHC); 97,18% seguiram o esquema de vacinação não convencional; soroconversão de 40% no esquema convencional e 36,63% no esquema não convencional. O portador de VHC apresentou cinco vezes mais chances de não soroconverter ao esquema de vacinação.

Discussão e Conclusões

Os esquemas vacinais convencional e não convencional têm soroconversão baixa na população estudada. Baseado em revisão sistemática da literatura, sugere-se os esquemas de vacinação não convencionais, conforme Classificação de Child-Turcotte Pugh.

Palavras Chave

Vacinas contra Hepatite B; Transplante de Fígado

Área

FÍGADO - Imunossupressão

Instituições

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Isabela Cristina Rodrigues, Renato Ferreira da Silva, Rita de Cássia Martins Alves da Silva