Dados do Trabalho


Título

ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MÉDICOS GENERALISTAS SOBRE TRANSPLANTE DE FÍGADO

Introdução

A cirrose hepática é o estágio terminal que convergem muitas doenças hepáticas crônicas. O transplante de fígado é a única modalidade terapêutica que possibilita a cura da cirrose e suas complicações. A grande maioria dos pacientes cirróticos apresentam seu primeiro contato com o sistema de saúde na atenção primária e/ou na rede de urgência. Portanto, o perfil do profissional médico locado nesses setores é de grande importância no cuidado do paciente cirrótico descompensado. Este estudo tem como objetivo construir e validar um instrumento de avaliação do conhecimento de médicos generalistas sobre transplante de fígado.

Material e Método

Estudo quantitativo e analítico que seguiu as seguintes etapas: 1) identificação da literatura fonte atualizada sobre o tema; 2) elaboração dos itens do questionário pelos pesquisadores, baseada na literatura fonte; 3) validação da face e de conteúdo; 4) aplicação do instrumento – validação de construto (teste de hipóteses). Consiste na aplicação do instrumento a médicos generalistas e gastroenterologistas que atuavam em nível secundário de assistência; 5) análise de consistência interna; 6) teste – reteste (estabilidade temporal).

Resultados

Este estudo conclui com êxito a elaboração do instrumento conhecimento de médicos generalistas sobre transplante de fígado, e o valida com boa consistência interna e boa reprodutibilidade. Foi possível identificar importantes lacunas de conhecimento entre profissionais participantes do estudo.

Discussão e Conclusões

O instrumento final deve ser considerado como uma ferramenta valiosa na identificação das lacunas de conhecimento de generalistas sobre transplante de fígado, podendo servir de base na elaboração de estratégias formativas e educativas desses médicos em diferentes regiões do Brasil.

Palavras Chave

Transplante hepático. Cirrose. Validação de instrumento

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

IRMANDADE NOSSA SENHORA DAS MERCES - SANTA CASA MONTES CLAROS - Minas Gerais - Brasil

Autores

WALFREDO GONÇALVES DE QUADROS JUNIOR, JEFFERSON MATOS DE MENEZES, PEDRO HENRIQUE BATISTA PEREIRA, FERNANDO JOSE DA COSTA PESSOA FILHO, CESAR LEAO VERSIANI, LUIZ FERNANDO VELOSO, ANTONIO PRATES CALDEIRA