Dados do Trabalho


Título

A RECUSA FAMILIAR NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ORGÃOS

Introdução

Apesar da reconhecida importância do transplante de órgãos no tratamento das doenças crônicas e na elevação da qualidade de vida das pessoas beneficiadas por esse procedimento, uma questão importante aponta que, apesar de existir grande número de potenciais doadores, a realidade mostra elevado número de recusas. Este pode estar relacionado ao processo de doação, que é definido como “o conjunto de ações e procedimentos que consegue transformar um potencial doador em doador efetivo”.
Porém ainda encontra-se muita fragilidade nessa assistência prestada no que diz respeito à abordagem familiar.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que foi proposto analisar a recusa familiar no processo de doação de órgãos, análise dos fatores que interferem no processo, a partir de revisão bibliográfica e análise de dados.Após a escolha do tema foram realizados a coleta de dados sistematizada e o estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos adequados. Coleta realizada entre os meses de novembro de 2018 e fevereiro de 2019.

Resultados

A falta de esclarecimento do estado de saúde do possível doador, as lacunas na comunicação da equipe multiprofissional com a família do mesmo, e a desinformação da população em geral são constantemente citados como fatores que impedem o sucesso na doação.
Observou-se que quando esse profissional é pouco atencioso, as famílias se tornam menos propensas a efetivar a doação.

Discussão e Conclusões

Discordância familiar, desconhecimento sobre a vontade do potencial doador, corpo íntegro e medo da demora na liberação do corpo, questão religiosa e descontentamento com o atendimento da equipe do hospital, são fatores citados além do acolhimento interferem na decisão das famílias.

Palavras Chave

Doação, recusa

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

FACULDADE GIANNA BERETTA - Maranhão - Brasil, Hospital Dr carlos Macieira - Maranhão - Brasil

Autores

Regina Lúcia Ferreira Garcia, Luiza Maria de Nóvoa Moraes, Henrique Lott Carvalho Novaes Sobrinho