Dados do Trabalho


Título

A avaliação do nível de conhecimento de acadêmicos de enfermagem do município do Rio de Janeiro sobre o processo de doação de órgãos

Introdução

No Brasil e no mundo, os avanços científicos, tecnológicos, organizacionais e administrativos têm colaborado para o aumento expressivo do número de transplantes, embora ainda insuficiente, face à enorme demanda acumulada de órgãos¹,visto que a falta de conhecimento sobre o processo, tanto dos profissionais de saúde quanto da população, impactam significativamente nestes resultados, o presente estudo faz parte de ações realizadas com acadêmicos de enfermagem de diferentes universidades através da aplicabilidade de aulas teóricas. O objetivo foi avaliar o conhecimento destes frente ao processo de doação de órgãos e mensurar o impacto do conhecimento aplicado.

Material e Método

Estudo transversal onde foram analisados os dados referentes a 7 cursos realizados no período de abril a novembro de 2018.Aplicou-se um questionário formatado em 10 perguntas abordando os seguintes temas : diagnóstico de morte encefálica,critérios de elegibilidade do potencial doador, a legislação vigente e etapas do processo de captação, doação e transplante.

Resultados

Participaram do estudo 126 acadêmicos de enfermagem a partir do segundo período e responderam ambos os questionários onde no pré teste obtivemos 46% de acertos versus 86% de acertos do pós teste.

Discussão e Conclusões

Os Centros universitários precisam dar maior atenção frente esta temática para reverter o cenário atual, ressalta-se que o investimento em ações educativas abordando o conteúdo referente ao processo de doação de órgãos pode contribuir para aumento no número de doadores efetivos.

Palavras Chave

Educação em Enfermagem; Morte Encefálica; Obtenção de órgãos e tecidos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital São Francisco na Providencia de Deus - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Daniele Oliveira do Nascimento Oliveira Nascimento, Marcio Gomes Silva Gomes Gomes, Giselle Ribeiro Vascouto Ribeiro Vascouto, Monica Silvina França da Silva França França