Dados do Trabalho


Título

Implantação de um sistema de identificação em Prontuário Eletrônico de Potencial Doador de Órgãos em Morte Encefálica

Introdução

A revolução tecnológica tem propiciado grandes avanços aos serviços de assistência à saúde, dentre eles, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), no qual o acesso às informações em tempo real tornou-se um facilitador para a comunicação entre a equipe multiprofissional1. Diante disso, procurou-se utilizar esta tecnologia para otimizar a identificação de possíveis doadores em morte encefálica (ME). O objetivo do estudo foi relatar o desenvolvimento de um alerta no PEP para sinalizar em tempo real aos Coordenadores da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) todos os pacientes com suspeita de ME.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência, realizado em hospital privado de grande porte da cidade de São Paulo. O alerta foi elaborado após avaliação do documento eletrônico de evolução médica, no qual, após aplicar a Escala de Coma de Glasgow (ECG) e obter a pontuação 03, torna-se obrigatório sinalizar no documento a suspeita de ME, gerando assim envio de e-mail automático aos Coordenadores da CIHT.

Resultados

O desenvolvimento iniciou-se em Janeiro de 2018 e após aprovação da diretoria técnica do hospital ocorreu a implantação em Abril de 2018, estando disponíveis em todas as evoluções médicas das Unidades de Terapia Intensiva (06 unidades no total).

Discussão e Conclusões

As notificações de suspeita de ME em tempo real reduzem as subnotificações e aperfeiçoam a manutenção hemodinâmica do potencial doador de órgãos proporcionando acolhimento precoce aos familiares. Consideramos alcançado o objetivo proposto, e visamos analisar e comparar os resultados pré e pós implantação do alerta, afim de fundamentar e validar sua utilização.

Palavras Chave

morte encefálica
notificação potencial doador
prontuario eletronico do paciente
CIHT

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

hospital nove de julho - São Paulo - Brasil

Autores

walquiria aparecida santana, vanessa cristina prado, marcos tavares