Dados do Trabalho


Título

REABILITAÇÃO APÓS TEMPO PROLONGADO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA E USO DE BLOQUEADOR NEUROMUSCULAR: RELATO DE CASO

Introdução

A fraqueza muscular adquirida na unidade de terapia intensiva (FMAUTI) ocorre em 25% dos pacientes de terapia intensiva e está associada a mecanismos da doença renal crônica (DRC) e aumenta os índices de mortalidade e maior tempo de internação hospitalar.

Material e Método

Revisão retrospectiva de prontuário

Resultados

A.F.A, 58 anos, sexo masculino, transplantado renal, DRC, hipertensão arterial sistêmica. Internado por síndrome urêmica e transferido para a UTI devido insuficiência respiratória aguda com diagnóstico de broncopneumonia. Foi intubado e fez uso de sedação e bloqueador neuromuscular (BNM) por tempo prolongado. Extubado, com necessidade de reintubação no mesmo dia. Foi submetido à traqueostomia (TQT) e iniciado o desmame ventilatório. Apresentou melhora da força muscular e condições de ser decanulado após 24 dias de TQT, com o processo de reabilitação multiprofissional.

Discussão e Conclusões

Pacientes com FMAUTI possuem maior tempo de internação hospitalar, gerando incapacidade funcional. Alguns fatores, como o processo séptico, aumentam o risco para FMAUTI. O uso de BNM estimula a denervação e atrofia da musculatura esquelética, sendo recomendado pela literatura a sua administração pelo menor tempo possível. A infusão de BNM neste caso totalizou cerca de 144 horas. A literatura demonstra a importância da fisioterapia e da mobilização precoce para a recuperação funcional desses pacientes. O protocolo de reabilitação se baseou na mobilidade assistida, treino de controle de tronco, sedestação e cicloergômetro de membros. A instituição de reabilitação e mobilização precoce melhorou a funcionalidade do paciente no período da alta hospitalar, com destaque para o fato de que o mesmo apresentou o dobro de tempo comum em uso de BNM.

Palavras Chave

REABILITAÇÃO
VENTILAÇÃO MECÂNICA
BLOQUEADOR NEUROMUSCULAR

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Rafael Mendes Silva, Thamiê Cristina Stella, Vanessa Kanashiro Lima, Renato Demarchi Foresto, José Medina Pestana