Dados do Trabalho


Título

Histoplasmose cutânea disseminada com evolução a sepse fúngica em transplantado renal: relato de caso

Introdução

Histoplasmose é uma doença fúngica sistêmica causada pelo Histoplasma capsulatum, cuja transmissão ocorre por contato com fezes de aves. A forma disseminada é mais comum em imunossuprimidos.

Material e Método

trata-se de relato de caso com uso de dados de prontuário eletrônico e revisão de literatura.

Resultados

ACMS, 55 anos, portador de DRC de etiologia multifatorial (HAS e DM 2), foi submetido a transplante em julho de 2017 (doador falecido). Faz uso contínuo de prednisona, micofenolato de sódio e tacrolimo. No final de agosto, se apresenta no ambulatório emagrecido, com inapetência, epigastralgia e creatinina de 3,6. Foi encaminhado para internação hospitalar, onde evoluiu a um quadro de sepse fúngica devido à Histoplasmose disseminada grave e necessitou de noradrenalina=50 ml/h + dobutamina=20 ml/h. Não houve necessidade de diálise. Apresentou insuficiência respiratória e derrame pleural em hemitórax direito. Teve boa evolução após as medidas instituídas e recebeu alta após 30 dias, mantendo tratamento com itraconazol. No mesmo período iniciou tratamento para CMV com valganciclovir. Após alta, apresentou continuamente leucopenia e oscilações da creatinina, deixado com imunossupressão reduzida. Foi realizada biópsia renal em 16/11/17, que sugeriu impressão de infiltração fúngica nos túbulos renais. Pela complexidade e dificuldade para diagnóstico patológico, foi encaminhado a serviço de referência em Porto Alegre, onde fez screening para fungos (negativo) e pulsoterapia com metilprednisona 1g por 3 dias. Evoluiu sem queixas e suspenderá itraconazol após 18 meses.

Discussão e Conclusões

apesar da baixa incidência, a histoplasmose disseminada é potencialmente fatal em transplantados e são observados alguns relatos na literatura. Descrevemos um caso com boa evolução a partir do tratamento com Itraconazol.

Palavras Chave

Histoplasmose, Rim

Área

INFECÇÃO - Outros - Rim

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - Rondônia - Brasil

Autores

Diego Henrique Gomes Sobrinho, Ângela Gabriela Campagnólli Santos Melo, Gabriele Batista de Sá, Gustavo Vieira Lima dos Santos, Kézia Jahél Santos Tomaz, Ana Karoline Nóbrega Cavalcanti, Nídia Aparecida Miranda Abreu, Alessandro Prudente