Dados do Trabalho


Título

Consulta multidisciplinar pré transplante

Introdução

O transplante renal (TR) é atualmente a melhor opção terapêutica para o paciente com perda renal grave e irreversível, possibilitando melhor qualidade de vida,garantindo maior liberdade ao paciente para suas rotinas diárias com a melhora da sobrevida pós-transplante. Devido a sua complexidade é necessário uma avaliação de uma equipe multiprofissional atualizada, possibilitando ao paciente o conhecimento dos procedimentos envolvidos no transplante como: causa da doença,cuidados pré e pós operatórios, complicações, regime terapêutico e dietético, adesão medicamentosa e alta são de suma importância.

Material e Método

O paciente candidato ao Transplante renal é encaminhado pelo médico à Coordenação de transplante que agenda uma consulta pré transplante com equipe multiprofissional que engloba: nutricionista,farmacêutico, psicóloga, enfermeiro da unidade de transplante renal e coordenação de transplante.Nessa consulta o paciente receberá o manual de orientação e poderá retirar suas dúvidas com cada um dos profissionais envolvidos.

Resultados

Nos últimos 4 anos,100% dos transplantes realizados na instituição receberam a consulta pré transplante, proporcionando ao paciente esclarecer dúvidas, estabelecer vínculos com essa equipe que pode identificar de forma mais adequada as necessidades do paciente e estabelecer planos de cuidados com metas a serem acompanhadas desde a internação até sua alta.

Discussão e Conclusões

Cada um dos profissionais que compões a equipe multiprofissional de transplante, exerce um papel fundamental na orientação ao paciente e familiares o que acaba contribuindo com a participação e aderência no tratamento bem como na reabilitação no pós transplante resultando em uma melhor experiência .

Palavras Chave

Enfermagem, equipe multidisciplinar, transplante renal

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo - Brasil

Autores

tatiane masys contrera, ithyara ciribelli bueno, ana carolina cotrim, juliana januzzi da costa, rosilene duarte campos silva, claudia castro martinelli, jaqueline araujo silva senedezi