Dados do Trabalho


Título

Fatores preditores da falência do enxerto corneano em retransplantados

Introdução

A complicação “falência do enxerto corneano” consiste no inadequado funcionamento do enxerto, sem resposta à função instituída. Objetivo: identificar os principais fatores preditores à falência do enxerto corneano em pacientes submetidos ao retransplante.

Material e Método

Estudo transversal, descritivo e analítico, realizado no período de janeiro a abril de 2015 em um hospital universitário no nordeste brasileiro. Foram coletados dos prontuários de todos os pacientes transplantados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2015. Obteve-se um total de 258 ceratoplastias, destas, 27 corresponderam aos casos de falência do enxerto corneano.

Resultados

Dos casos de falência do enxerto corneano, 88,89% foram por falência tardia, 55,56% dos indivíduos eram do sexo feminino, 55,56% dos pacientes eram pardos e 30,77% e 11,57% foram classificados em pseudofácicos e afácicos, respectivamente. A idade média dos pacientes submetidos aos retransplantes foi 58,59 anos. Por meio da análise inferencial obteve-se inferência de associação estatística entre a variável "falência do enxerto corneano" com mesorregião do estado, glaucoma, vascularização e classificação do olho.

Discussão e Conclusões

O prognóstico das ceratoplastias é de natureza multifatorial. Fatores como mesorregião do estado (local onde reside), glaucoma, vascularização corneana e olhos afácicos representam fatores preditores para a falência do enxerto. O glaucoma e a vascularização de acordo com a literatura vigente, constituem-se como potenciais fatores de risco para a falha do enxerto de córnea.

Palavras Chave

Falência do enxerto; transplante de córnea; ceratoplastia penetrante; fator de risco; retransplante.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ, MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR, ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO, VIVIANE EUZÉBIA PEREIRA SANTOS, OLECI PEREIRA FROTA, MAYK PENZE CARDOSO, JACKELINA DE LIMA RODRIGUES, LETÍCIA PINTO MANVAILER