Dados do Trabalho
Título
DOAÇÃO DE CÓRNEAS: OS FATORES QUE INFLUENCIAM A NÃO DOAÇÃO.
Introdução
Ainda com toda a organização e empenho para que o processo de transplante de córneas ocorra com exatidão, temos muitas dificuldades a serem enfrentadas.Esse processo complexo exige sensibilidade, habilidade e um conhecimento profundo da área por parte dos profissionais que nela atuam, como forma de garantir êxito em uma das etapas que solidificam um potencial doador em um doador efetivo – a entrevista familiar.
A etapa da entrevista familiar é a fase mais sensível do processo de doação de córneas. É o momento no qual o profissional de saúde habilitado para tal exercício acolhe a família naquela ocasião de dor e luto.
Material e Método
O presente artigo é uma revisão bibliográfica, retrospectiva, descritiva, sobre o tema: Doação de Córneas. Para a realização desta pesquisa foram utilizados artigos de revisão bibliográfica incluindo análises de estudos de caso, relatos de experiência, pesquisas de campo e informações estatísticas relacionados ao tema em estudo. Buscou-se obras na base de dados Scielo e Ministério da Saúde publicados ao longo dos últimos anos.
Resultados
Cada profissional da saúde e cidadão comum tem um papel primordial no processo de captação e doação, minimizando as barreiras que tendem a dificultar o processo, gerenciando os riscos existentes e os instrumentos para construir uma pratica assistencial segura.
Discussão e Conclusões
Conversar sobre esse assunto torna a pesquisa notável pois precisa-se de uma educação contínua na área esclarecendo dúvidas que enraízam preconceitos e mitos sobre o referido tema na sociedade. Os profissionais da saúde têm um papel importante na divulgação de informações sobre a doação devido ao elo existente com a população, o que propicia autonomia nas decisões familiares.
Palavras Chave
transplante de córnea, doação de córnea, educação em saúde e consentimento familiar.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
BANCO DE OLHOS HUUFMA - Maranhão - Brasil, FACULDADE GIANNA BERETTA - Maranhão - Brasil, HOSPITAL DR CARLOS MACIEIRA - Maranhão - Brasil
Autores
Rayane SOUSA LUCENO, LUIZA MARIA dE NÓVOA MORAES