Dados do Trabalho


Título

DOAÇÃO DE CÓRNEAS: OS FATORES QUE INFLUENCIAM A NÃO DOAÇÃO.

Introdução

Ainda com toda a organização e empenho para que o processo de transplante de córneas ocorra com exatidão, temos muitas dificuldades a serem enfrentadas.Esse processo complexo exige sensibilidade, habilidade e um conhecimento profundo da área por parte dos profissionais que nela atuam, como forma de garantir êxito em uma das etapas que solidificam um potencial doador em um doador efetivo – a entrevista familiar.
A etapa da entrevista familiar é a fase mais sensível do processo de doação de córneas. É o momento no qual o profissional de saúde habilitado para tal exercício acolhe a família naquela ocasião de dor e luto.

Material e Método

O presente artigo é uma revisão bibliográfica, retrospectiva, descritiva, sobre o tema: Doação de Córneas. Para a realização desta pesquisa foram utilizados artigos de revisão bibliográfica incluindo análises de estudos de caso, relatos de experiência, pesquisas de campo e informações estatísticas relacionados ao tema em estudo. Buscou-se obras na base de dados Scielo e Ministério da Saúde publicados ao longo dos últimos anos.

Resultados

Cada profissional da saúde e cidadão comum tem um papel primordial no processo de captação e doação, minimizando as barreiras que tendem a dificultar o processo, gerenciando os riscos existentes e os instrumentos para construir uma pratica assistencial segura.

Discussão e Conclusões

Conversar sobre esse assunto torna a pesquisa notável pois precisa-se de uma educação contínua na área esclarecendo dúvidas que enraízam preconceitos e mitos sobre o referido tema na sociedade. Os profissionais da saúde têm um papel importante na divulgação de informações sobre a doação devido ao elo existente com a população, o que propicia autonomia nas decisões familiares.

Palavras Chave

transplante de córnea, doação de córnea, educação em saúde e consentimento familiar.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

BANCO DE OLHOS HUUFMA - Maranhão - Brasil, FACULDADE GIANNA BERETTA - Maranhão - Brasil, HOSPITAL DR CARLOS MACIEIRA - Maranhão - Brasil

Autores

Rayane SOUSA LUCENO, LUIZA MARIA dE NÓVOA MORAES