Dados do Trabalho


Título

Estudo de revisão sobre a falência do enxerto corneano

Introdução

A falha do enxerto corneano envolve a perda de transparência do enxerto e a redução da acuidade visual. O fenômeno “falha do enxerto” consiste no inadequado funcionamento do enxerto corneano, sem resposta a função que foi instituído. O presente estudo propõe identificar os fatores preditores para a falência do enxerto corneano após ceratoplastia.

Material e Método

Trata-se de um estudo de revisão integrativa (RI) da literatura. Para a seleção da amostra do estudo, foi realizado um levantamento dos textos nas bases de dados eletrônicas PubMed/MEDLINE, Web of Science, Cochrane, Scopus e ScienceDirect entre os meses de outubro e novembro de 2018, nos quais foram utilizados os descritores indexados no MeSH “Corneal transplantation” (D1); “Graft survival” (D2); “Risk factors” (D3); “Tissue donors”(D4); “Eye bank” (D5); associados a suas respectivas sinonímias (descritores não-controlados) “Keratoplasty” (D6); “Graft failure” (D7); “Risk fator” (D8); “Donor córnea” (D9); “Cornea bank” (D10).

Resultados

Após as buscas nas bases de dados 17 estudos foram selecionados. Os fatores de risco foram apresentados de acordo com o tempo cirúrgico de sua identificação (pré-operatórios ou pós-operatórios). Fatores pré-operatórios: glaucoma, vascularização, edema corneano do pseudofácico e afácico, retransplante, ausência de cristalino, hipertensão intraocular, inflamação e idade ≥ 70 anos (receptor). Os fatores de risco pós-operatório: rejeição, falha de células endoteliais, infecção, ceratite infecciosa e sinéquias na íris.

Discussão e Conclusões

O controle dos fatores de riscos passíveis de monitoramento e a prevenção de sua instalação se faz necessário para o sucesso cirúrgico, aumento da sobrevida do tecido enxertado e promoção da melhor qualidade de vida do indivíduo.

Palavras Chave

Córnea; Ceratoplastia; Fatores de risco.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ, MARCOS ANTONIO FERREIRA JÚNIOR, ISABELLE CAMPOS DE AZEVEDO, VIVIANE EUZÉBIA PEREIRA SANTOS, OLECI PEREIRA FROTA, MAYK PENZE CARDOSO, JACKELINA DE LIMA RODRIGUES, LETÍCIA PINTO MANVAILER