Dados do Trabalho


Título

PERFIL METABÓLICO DOS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS NA BAHIA

Introdução

Devido ao número crescente de pacientes e a gravidade dos mesmos, aguardando nas filas de transplantes, é muito importante que seja reduzido o tempo de espera na listas através do aumento no número de doadores efetivos e dos órgãos transplantados. Para tal se faz necessário implementar ações que otimize a manutenção dos potenciais doadores.

Material e Método

Trata-se de estudo descritivo, que analisou o prontuario de 59 pacientes doadores efetivos, no período de janeiro a dezembro de 2018, oriundos das diversas instituições hospitalares do estado da Bahia, monitorando o perfil metabólico durante o período em que foi aberto e concluído o protocolo de ME, obtendo resultado de variáveis demográficas, município de procedência, se usuário ou não de drogas ilícitas e vias de utilização, uso de drogas vasoativas, distúrbios metabólicos, infecções, hidratação, uso de hemoderivados, sorologias e entre os exames laboratoriais incluídos ureia e creatinina, com dosagens até o momento da doação. As análises foram realizadas pelo EXCEL, versão 2013.

Resultados

Os dados levantados mostraram que a maior parte dos doadores eram jovens, do sexo masculino, não eram portadores de cardiopatias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes, doença renal cronica ou doença sexualmente transmissíveis, raça parda seguida da negra, grupo ABO tipo O, causa da ME foi Acidente Vascular Cerebral, faziam uso de droga vasoativa e antibioticoterapia, não recebeu hemotransfusão possuam função renal e hepática normal na admissão.

Discussão e Conclusões

No período estudado foi possível observar um maior aproveitamento dos órgãos doados no estado, o que reflete uma maior qualidade dos doadores apesar de ter sido identificado um percentual considerável de doadores limítrofes.

Palavras Chave

Doação de órgãos, transplante, manutenção potencial doador

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central Estadual de Transplantes da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Kátia Dos Santos Pinto, America Carolina Brandão de Melo Sodré, Ana Paula de Albuquerque de Souza, Thelma Lopes Menezes, Rita de Cássia Martins Pinto