Dados do Trabalho


Título

OPO COMO MECANISMO DESENCADEADOR DO PROCESSO DOAÇÃO/TRANSPLANTE NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Introdução

A Organização de Procura de Órgãos do Extremo Sul da Bahia (OPO-ES), abrange cerca de dezenove municípios contemplando uma população estimada de aproximadamente seiscentos mil habitantes, nesse sentido, o objetivo do presente resumo é relatar o quantitativamente as principais atividades desenvolvidas até aqui, para demonstrar a importância de se ter uma OPO nessa região.

Material e Método

Para a obtenção dos dados, foi realizada a busca de conteúdos nos arquivos da OPO-ES, onde foram encontradas diversas informações. Entretanto, se optou por selecionar apenas as captações de Múltiplos Órgãos (MO), Captações de Córneas, notificações de protocolos de Morte Encefálica (ME) entre outras. Essas informações foram tabuladas e organizadas em gráficos, onde foi realizada uma analise criticoreflexiva deste material para exposição.

Resultados

No período entre 2012 à Dezembro de 2018 houveram 24 doações bem sucedidas de múltiplos órgãos do extremo sul baiano, sendo uma desta o marco na história como a primeira da região. Totalizando 135 protocolos de morte encefálica no período supracitado. Em relação à enucleações, ocorreram 106 bem sucedidas. Diante disso, foram ofertados um total de 96 órgãos (rins, coração e fígado) e 212 córneas.

Discussão e Conclusões

Desde sua implantação oficial no dia vinte de março de 2012 a OPO-ES começou a realizar de forma gradual suas atividades. No ano de 2012 foi obtida a primeira capitação de córnea no sul da Bahia, havendo em janeiro de 2013 a primeira doação de múltiplos órgãos do extremo sul baiano. Devemos ainda salientar a importância das capacitações realizadas que contribuíram para a multiplicação de informações relacionadas ao processo doação/transplante beneficiando tanto profissionais inerentes quanto aos demais interessados.

Palavras Chave

Opo, Doação/Transplante, Capacitação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

OPO EXTREMO SUL DA BAHIA - Bahia - Brasil

Autores

MAIRA RODRIGUES OLIVEIRA, PAULA FARIAS DE SOUZA MARQUES, AMERICA CAROLINA BRANDÃO DE MELO SODRÉ, ERALDO SALUSTIANO DE MOURA