Dados do Trabalho
Título
Levantamento da morbimortalidade de 33 transplantes simultâneos pâncreas-rim: experiência inicial de um hospital universitário no Nordeste do Brasil
Introdução
Descrever os primeiros 33 transplantes simultâneos pâncreas-rim (TPRS) realizados ao longo de seis anos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP).
Material e Método
Foi elaborado um questionário para coleta sistemática das informações dos 33 prontuários dos pacientes submetidos ao TPRS entre agosto de 2012 e março de 2019 (79 meses). Dados do paciente, do pâncreas enxertado e da evolução pós operatória foram avaliados. As fístulas pancreáticas e entéricas não foram diferenciadas, e foram diagnosticadas pela aferição da amilase do dreno e/ou em relaparotomia. Todos os pacientes foram submetidos a implante simultâneo do rim e do pâncreas em loja retroperitoneal, com drenagem exócrina realizada através de anastomose entérica.
Resultados
Foram analisados 33 pacientes, cuja idade média foi de 32 anos e houve predominância do sexo masculino (69,7%). Todos os pacientes, exceto um, se tornaram euglicêmicos e independentes de insulina em algum momento do pós-op. Sete pacientes não desenvolveram complicação cirúrgica. A taxa de relaparotomia foi de 54,5%. Dezenove (57%) dos enxertos são funcionantes. Sete pacientes desenvolveram fístula entérica/pancreática. Dois pacientes tiveram ruptura da anastomose arterial. Ao todo, 9 pacientes foram a óbito. Desses, seis foram por doenças clínicas e três por complicações cirúrgicas. Dos sete pacientes que desenvolveram fístula, dois foram a óbito, dois foram submetidos à transplantectomia para tratamento da fístula e três superaram a fístula e mantêm o enxerto funcionante.
Discussão e Conclusões
O TPRS é uma opção terapêutica extremamente eficaz no tratamento do diabetes mellitus tipo I. As fístulas entéricas/pancreáticas são fortes marcadores de morbimortalidade, perda de enxerto e aumento no custo e tempo de internamento hospitalar.
Palavras Chave
Transplante, rim, pâncreas
Área
PÂNCREAS/RIM
Instituições
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil
Autores
Clarissa Soares Porto, Arthur Foinquinos Krause Gonçalves, Gustavo Santos de Carvalho, Maria Eduarda Pereira Carneiro de Albuquerque, Bernardo D Sabat, João Marcelo Medeiros de Andrade, Rui Lima de Cavalcanti Neto, Cristiano de Souza Leão