Dados do Trabalho


Título

Reconstruções primárias do ureter no ureter em transplante renal: um estudo retrospectivo de 511 anastomoses.

Introdução

Analisar a frequência das complicações urológicas no transplante renal, correlacionando com as técnicas usadas para a reconstrução do ureter no serviço, considerando a utilização primária do ureter em anatomoses: uretero-ureteral termino lateral (UU-TL) e termino terminal (UU-TT).

Material e Método

Estudo de coorte retrospectivo, realizado no setor de transplante renal de um hospital terciário de Pernambuco. A coleta de dados foi realizada no período entre agosto de 2017 e março de 2018 e a amostra foi composta por pacientes adultos de ambos os sexos que foram submetidos a transplante renal no serviço de Transplante Renal do IMIP no período de janeiro de 2014 a junho de 2017. Todos os eventos considerados para a pesquisa ocorreram em até 6 meses após a cirurgia e as informações foram extraídas do prontuário dos pacientes. Foram coletadas variáveis do doador, como idade e causa mortis; e do receptor, variáveis socioeconômicas. Adicionalmente, foram incluídas informações do transplante, além das complicações sistêmicas e urológicas pós-cirúrgicas, dentre elas estenose, fístula e necrose do ureter.

Resultados

Foram analisados 511 pacientes, cuja idade média foi de 44.4 anos e prevalência do sexo masculino (58.7%). As anastomoses avaliadas foram UU TL e UU TT. Ao todo, foram relatadas 28 complicações urológicas, as mais frequentes a fístula (28.6%) e obstrução (28.6%). No que se refere às anastomoses primárias, a UU TT apontou menor taxa de complicações (4.1%). Constatou-se que as complicações urológicas não se mostraram associadas estatisticamente ao tempo de isquemia total, contudo, apresentou associação significante com o tipo de anastomose.

Discussão e Conclusões

No nosso serviço, a anastomose primária no ureter apresentou baixas taxas de complicação especialmente quando comparada com anastomoses vesicais.

Palavras Chave

Transplante, rim

Área

RIM - Complicações

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil

Autores

Clarissa Soares Porto, Maria Eduarda Pereira Carneiro de Albuquerque, Ângelo Silva Gomes, Natália Nascimento d’Azevedo, Samuel Alencar Cavalcante, Amaro Medeiros de Andrade, Cristiano de Souza Leão