Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES TRANSPLANTADOS HEPÁTICOS DE UM CENTRO TRANSPLANTADOR DO ESTADO DO PARANÁ - 2018

Introdução

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos e tecidos, segundo a Central Estadual de Transplantes do Paraná, até março de 2019, 1686 pessoas aguardam um transplante no estado. E com o crescente aumento, faz-se necessário conhecer melhor essa população. OBJETIVOS: Desvelar as características dos pacientes transplantados hepáticos; identificar quais as principais patologias; e quais os valores da escala MELD, utilizando a mesma como parâmetro de gravidade.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido em um centro transplantador do estado do Paraná, com 92 pacientes transplantados.

Resultados

Foram encontrados: 76% pacientes do sexo masculino; 24% do sexo feminino, as faixas etárias que mais se destacaram foram: de 55 a 59 anos, representando 21,7%, e de 60 a 64 anos, representando 20,7%; em relação aos diagnósticos que mais levam aos transplantes hepáticos foram: cirrose alcoólica 48,9%, cirrose criptogênica 10,8%, cirrose por hepatite vírus C 10,8% e cirrose por doença gordurosa 14%. E em relação à escala MELD, 35,8% correspondem à escala entre 16 a 20, e 30,4% correspondem à escala entre 21 a 25.

Discussão e Conclusões

O sucesso do transplante depende de inúmeros fatores, como aqueles relacionados à causa da doença e às condições de saúde do paciente. Com os recursos atuais de novos medicamentos e de técnicas aprimoradas, a sobrevida dos transplantados hepáticos tem sido cada vez maior, passando a ser considerada uma opção para o tratamento de doenças antes consideradas fora de possibilidade terapêutica. Com o estudo espera-se contribuir para o conhecimento, estimular reflexões e despertar interesse na comunidade científica, de forma a reforçar a necessidade de abordar as questões sobre os transplantes.

Palavras Chave

transplante hepático, perfil dos pacientes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL SAO VICENTE DE CURITIBA - Paraná - Brasil

Autores

ROGERIO FERREIRA DE LARA